cookieOptions = {msg}

Páginas

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Top 20 músicas do Pixies (UPDATE)

Resultado de imagem para pixies 

Eu sei que já fiz essa lista, mas eu tenho que admitir uma coisa pra vocês: Eu não tinha escutado a discografia inteira (sim, eu sei, um verdadeiro crime) estava faltando o Trompe Le Monde (que acabou virando meu álbum preferido deles) e o EP Come On Pilgrim (que é maravilhoso também), e além disso tem sempre a velha história da mudança de opinião, talvez no futuro eu faça outra lista dessas, talvez quando o Pixies lançar o próximo álbum (acho difícil as novas entrarem, mas okay) agora, sem mais delongas, vamos a famigerada lista:  

A primeira lista pode ser encontrada aqui

20- Dead- Doolittle


Nem sempre a música precisa fazer uma reflexão pesada pra ser boa, nem sempre a música tem que fazer sucesso pra ser boa, nem sempre a música tem que ter letra pra ser boa, e o Pixies é um dos grupos que mais tem domínio do que eu chamo de "efeito axé", que é quando a música consegue te ganhar com a melodia, e essa faz isso perfeitamente, com um vocal pesado do Frank, combinado com um riff pegajoso, Dead inicia nossa lista.  

19- What Goes Boom- Indie Cindy


  
Apesar de eu ter feito um comentário depreciando os novos álbuns, eu tenho que dar o braço a torcer, essa música é realmente boa, e eu até gosto das músicas novas, mas elas só não estão a altura dessas aqui da lista na minha opinião. 

Uma das várias reclamações sobre o Indie Cindy  é o som que foi feito, que para os fãs não soa nada como o Pixies que todo mundo amava e respeitava, mas apesar de eu concordar que não parece, eu gosto do novo "barulho" que o Pixies tá fazendo, especialmente essa música, que parece mais uma espécie de "metal alternativo", com guitarras mais fortes (não que o Pixies "antigo" não tivesse guitarrada, é que essa tá mais pesada).  

18- Gigantic- Surfer Rosa 


Uma das músicas mais importantes da história do Pixies, a primeira que a Kim Deal canta (aliás saudades Deal, bem que você e sua irmãzinha podiam vir aqui com o Breeders, não?) mas acabou dando uma caída no meu ranking por eu ter ouvido o Le Monde e o Pilgrim, mas isso não tira nada da música, que é sensacional, uma das que mais gera discussão do Pixies com sua letra um tanto nada convencional, mas além disso, a música é uma delícia de ouvir pois a voz da Kim é uma delícia (pra mim ela canta melhor que o Frank #pas).

17- Vamos- Surfer Rosa


Uma das omissões que fiz na primeira lista e uma das que mais me arrependo, sério, essa música é a que carrega mais a identidade do Pixies, com seus vocais fortes, guitarra rápida e uma letra um pouco surrealista, que trás uma das frases mais icônicas (sarcasmo) já encontradas em uma música do Pixies, e eu sei que essa música é do Come On Pilgrim originalmente, mas a versão do Surfer Rosa é melhor, por isso ganhou o lugar.   
Essa música é um pouco underrated entre o público, já que boa parte dela a gente só escuta guitarra e uns gritos loucos do Frank, o que torna a música estranha pra muita gente, mas o Pixies em si já não é uma coisa estranha? Isso que os torna tão especiais pra mim. 

16- The Navajo Know- Trompe Le Monde 


Surrealismo, meus amigos, surrealismo, alguém em sã consciência sabe do que se trata essa música? Porque eu já desisti de tentar interpretar, mas por algum motivo, a música é muito boa pra mim, ela mesmo curtinha consegue deixar um impacto, ela tem um riff relaxante, dá pra viajar de vários jeitos ouvindo.  

15- Caribou- Come On Pilgrim


Essa música tem meu amor por vários motivos: O riff calmo, que faz um balanço perfeito com a voz do Frank, que por sua vez faz um balanço perfeito com a voz calma e leve da Kim, que juntando tudo forma uma música sabor acaí (porque é uma delícia). 

14- Trompe Le Monde- Trompe Le Monde 


O Trompe Le Monde virou meu álbum favorito, queres saber o por que? Simples, eu explico, foi o álbum que o Pixies resolveu experimentar de verdade, largou um pouco o estilo "guitarra mecânica" e trouxe um estilo mais Hard Rock pra sua música, o que a gente consegue ver nessa música, e além disso trouxe pra mesa músicas mais surrealistas (outras que falam mais de experiências do Frank como U-Mass) e essa música, mesmo curta, ela consegue te deixar animado pra o que vem a seguir. 
13- Isla de Encanta- Come On Pilgrim


Eu tenho mesmo que explicar por que essa está na lista? Se você quer explicação, segura essa: A música é caótica, ela é mais uma que te ganha com o efeito axé, além disso é a única música do Pixies cantada inteiramente em espanhol, tenho que dar mais argumentos? 

12- Where Is My Mind?- Surfer Rosa


Se você achou que só porque a lista era nova que Where Is My Mind ia estar em primeiro, não na minha lista, meus amigos. Não me entendam mal, eu gosto dessa música, só não acho que é a melhor, não importa quantos filmes como Clube da Luta usem como trilha sonora. 
Apesar disso, a música é muito boa, é uma das mais surreais da banda e tem uma pegada diferente das outras, é mais calma, parece até um Grunge (será que foi daqui que o Kurt Cobain copiou?).   

11- Space (I Believe In)- Trompe Le Monde


É a saga do nosso bravo herói Jefrey (com um F só) que gostava de mais espaço entre os seus amigos do Pixies, todo canto que eles queriam sentar, ele já queria ficar deitado em cima das coisas e dane-se os amigos, pensando bem, o Jefrey (com um F só) é um belo de um babaca, não? 

É uma música bem divertida se for parar pra pensar, quando você vê uma banda influente como o Pixies você espera uma crítica social ou algo assim, mas eles estão cantando sobre o amiguinho deles que rouba o lugar nos sofás, cadeiras e tudo mais, e ainda conseguiram fazer uma música que funciona com esse tema, por isso Pixies é sensacional.   

10- Wave of Multilation- Doolittle  


Wave of Multilation é aquele som que abusa do limite da surrealidade, já que logo no começo é mencionada a morte de um empresário japonês que cometeu o suicídio depois de sua falência, e o mais louco é que não para por aí, já que eles mencionam coisas como o fenômeno climático El Nino. Mas aí você pergunta, como uma música que faz uma mistureba de temas como essa pode ser boa? Simples meu amigo, porque Pixies é Pixies, se você escutar você percebe que a música é ótima. 

9- Bone Machine- Surfer Rosa 


QUEM NUNCA TEVE UM PRIMEIRO AMOR? E essa música foi o primeiro amor que tive pelo Pixies, eu conheci Here Comes Your Man primeiro, mas não procurei nada da banda depois disso (shame on me) mas depois de Bone Machine, eu estava totalmente apaixonado pela banda. 

Além dos gritos do Frank, essa música também flerta bastante com o lado surrealista das coisas, com versos confusos como "você é linda quando é infiel a mim" o que me fez pensar que se o PC Siqueira escutar Pixies um dia, essa vai ser a favorita dele só por esse verso.  

8- Debaser- Doolittle 


Mais uma música que deixei de fora e me arrependo intensamente (peço perdão pelo vacilo) Debaser é a primeira música do álbum mais importante/influente da banda, além de ser uma das mais queridas pelos fãs. 

Muita gente diz que essa música é a mais surrealista do Pixies, mas na verdade não é bem assim, pode ser a que tem a referência mais obscura, do filme "un chien Andalusia" de 19 e guaraná com rolha, mas mesmo não sendo a mais surreal, é a que com certeza tem o menos convencional e ainda assim um dos melhores videoclipes produzidos pela banda.  

7- Here Comes Your Man- Doolittle 

   
Essa aqui está entre o top 3 de músicas mais conhecidas/adoradas da banda, foi o hit que fez o Pixies "explodir" no final da década de 80, e mesmo que o próprio Frank Black (ou Charlinho Satã para os íntimos) e os outros membros não fossem muito fãs dessa música, nós temos que reconhecer que é uma música que merece todo o crédito que tem.    

É uma das músicas mais diferentes que o Pixies lançou, com uma pegada menos agressiva e até meio POP (tornando a música uma baladinha romântica praticamente) e por incrível que parece deu certo, já que a música é uma das mais gostosas de ouvir/cantar da banda, até mesmo quando é o Tom do 500 dias com ela cantando bêbado.

6- Alec Eiffel- Trompe Le Monde 


Pixies sempre foi uma banda que gostava de jogar em suas músicas algumas referências que ninguém ia pegar, tornando eles meio que aqueles caras cult da música, mas nessa aqui eles fizeram referência a uma coisa famosa que ninguém pensa: A torre Eiffel, ou mais precisamente, o desenvolvedor do ponto turístico mais famoso do mundo: Gustave Eiffel. 

A música pra mim já é boa por conseguir tornar musicável algo que envolva referências a torre Eiffel, mas ela é muito mais do que isso, tem riffs legais e tem o clipe mais legal da banda (o do Debaser é mais surreal).   

5- Motorway to Rosewell- Trompe Le Monde 


Essa música é basicamente uma obra prima instrumental, consegue envolver riffs calmos e gostosos e ainda utilizar piano por trás, o que é um pouco surpreendente para uma banda que é meio agressiva como o Pixies costumava ser, mas mesmo assim o piano tem uma boa participação (aquele solo de piano foi lindo). 


4- The Happening- Bossanova  


Uma música que até hoje eu tenho dificuldade pra sacar do que se trata, não sei se é por burrice, ou pela tradução porca da música que tem no vagalume ou simplesmente porque é uma das músicas mais loucas feitas pelo grupo, mas vamos tentar resumir: Um cara estava viajando para Las Vegas e então um monte de doideiras começam a acontecer com sua pessoa (daí o nome da música). 

Além de ser uma música nada convencional, tem uma das partes mais legais na minha opinião, que é quando o Frank começa a contar a história no meio da música, e o que é mais impressionante é que ficou bom essa invenção.  

3- I've Been Tired- Come On Pilgrim 


COM VOCÊS, A MELHOR MÚSICA QUE O PIXIES JÁ FEZ, quer dizer, seria se as duas a seguir não fossem imbatíveis, mas já que as outras duas estão em outro patamar, vamos colocar essa como a melhor música "convencional" do Pixies, e nesse próximo parágrafo vamos entender por que. 

Se em "The Happening", a melhor parte da música é a parte que Frank está contando uma história pra finalizar a música, o que dizer quando a música inteira é feita de histórias, de causos? Nessa música nós vemos o riff mais animado do Pixies, junto com a melhor performance do Frank e da Kim na banda (afinal, tem que ser bom mesmo pra cantar essa música).   

2- Hey- Doolittle 


Hey é boa pois consegue misturar coisas "insolúveis": Uma letra complexa com uma melodia POP, mas apesar de parecer meio difícil de fazer, a banda ri na cara dessa dificuldade e consegue fazer um contraponto perfeito entre a letra e os riffs, que pra mim são o ponto alto da música, já que conseguem causar misturar várias coisas de uma vez só numa música: Intensidade, sombriedade e até mesmo sensualidade. 

1- Monkey Goes to Heaven- Doolittle   


O que posso dizer dessa música que mal conheço e já considero pakas? Quem diria, o primeiro lugar de 2016 é o mesmo de 2017 (igual ao Palmeiras no Campeonato BR) e o meu julgamento ainda é o mesmo, sabe por que? Monkey Goes to Heaven é o ápice do surrealismo, chegando até na discussão religiosa, fazendo referência a Deus, o diabo, Poseidon e a humanidade. Além de tudo isso, o baixo de Kim Deal nessa música inspirou diversas bandas ao decorrer dos anos, então acho que é bem justificável a primeira posição.   

Esse foi bem cansativo, mas finalmente saiu, então se você quer deixar alguma opinião sobre as músicas aqui da minha lista, dizendo alguma que eu esqueci, deixe aqui nos comentários. 


 







  

Nenhum comentário:

Postar um comentário