No mundo existem várias pessoas com criatividade que por algum motivo não conseguem ter suas ideias ouvidas e acabam prendendo essas ideias em sua mente, mas tem outras pessoas que exploram essa criatividade de alguma forma, seja de forma artística, seja no trabalho, seja criando um plano de atentado terrorista, etc. No entanto, muitas dessas pessoas acabam optando por expor essas ideias na internet, mas logo no início acabam enfrentando o primeiro dilema: Qual plataforma entrar? Criar um canal no You Tube ou um blog?
Hoje vamos fazer uma comparação, uma pequena lista com alguns aspectos que eu acho que são importantes para se pensar, e não, eu não pretendo falar de coisas técnicas (até por que eu não entendo nada disso) mas sim coisas que se podem comparar, tendo isso em mente, vamos começar.
1- Materiais que você precisa pra começar
Como já dizia todo mundo, ''tudo começa pelo começo'', e na internet isso não é diferente, pra começar qualquer projeto, é preciso pensar como começá-lo, mas se você quiser fazer algo bom de verdade, não pode só pensar na ideia que você tem, mas sim nas coisas que você vai precisar pra realizar.
No caso de um canal, você precisaria de coisas como câmeras, um cenário, microfone, iluminação, um computador bom pra editar, essas coisas, e isso custa dinheiro, muito dinheiro, mas no caso de um blog, você só precisa de um computador (nem precisa ser um computador bom, esse positivo que você tem aí já resolve o problema) com internet, um pouquinho de noção em Photoshop pra editar as imagens (Tipo de coisa que você não precisa se preocupar no início, já que você aprende com o tempo) e várias ideias na cabeça.
Aí você pode estar pensando ''ah, mas nenhum canal começa com a melhor estrutura no início, as pessoas vão comprando com o tempo'' Pode até ser, mas hoje vivemos numa época diferente no You Tube, antigamente existiam poucos canais, hoje existem milhões de canais que, assim como você, querem crescer, então sim, se você quiser fazer sucesso no You Tube, tem que ter pelo menos um pouco de estrutura, saber pelo menos um pouco de edição. Por isso que começar um blog é muito mais vantajoso que começar um canal.
PLACAR: Blogs 1x0 You Tube
2- Criação de conteúdo
Criar conteúdo é o que vai manter o seu projeto vivo, isso significa que se você mantêm uma frequência legal, o seu canal\blog tem mais chances de dar certo, mas antes de pensar em quantidade de posts, é bom pensar em uma coisa bem simples: O que você gosta mais de fazer?
Essa é uma questão mais relativa, cada um tem suas preferências, eu por exemplo adoro escrever, mas pra mim, editar é muito mais legal e muito menos cansativo. É que quando se trata de editar, você já sabe o que vai fazer, o material já está pronto, tudo o que você precisa fazer é ir moldando, dando uns cortes ali, botando uma música aqui, etc. Já em um blog, você precisa pensar no que vai escrever (O que leva horas, dependendo do seu post) e os elementos que vai colocar.
Novamente, essa é apenas a minha opinião, provavelmente vocês iriam achar que escrever é mais simples, mas já que sou eu que escrevo, o próximo ponto vai para...
PLACAR: Blogs 1x1 You Tube
3- Trabalhar com a ironia
''Mas o meu blog\canal não é de humor'' vai por mim, mesmo que a sua temática não seja a humorística, pra sobreviver aqui, vai precisar ter pelo menos um pouco de bom humor no meio dos seus posts\vídeos, até pra não ficar aquela coisa monótona e chata.
Jogar umas pitadinhas de ironia é uma boa coisa, mas você tem que saber a plataforma em que se deve fazer a piada, e nesse caso, eu acho que trabalhar com o You Tube leva vantagem, já que quando você vê o semblante da pessoa, vê o tom que ela falou, até mesmo os elementos na edição, fica mais fácil de entender a piada do que você simplesmente escrever, por que tudo escrito fica muito sério, e hoje em dia a nossa sociedade é muito sensível a certos tipos de comentário, então para evitar ser mal interpretado, uma dica, se for pra fazer piadas, vá pra o You Tube.
PARECE QUE O JOGO VIROU: Blogs 1x2 You Tube
4- Timidez
Timidez é um problema que afeta muita gente, e muitas vezes você deixa de fazer coisas que você queria fazer por causa disso, como seminários, falar com aquela pessoa, etc, então você tem que pensar bem aqui, já que indo pra qualquer lado (You Tube ou blogs) você vai ter que se expor.
Nesse ponto, os blogs levam vantagem já que você não precisa se expor pra postar, se bem que muita gente se expõe bastante, mas é uma exposição fraca, onde no máximo você só vê o rosto das pessoas e os interesses, então pra você que nem ao menos consegue olhar pra o próprio reflexo no espelho, blogs são o seu negócio.
PLACAR: Blogs 2x2 You Tube
Pra fechar...
Uma coisa que nós temos que lembrar é que não importa com o que você trabalhe, sempre tente fazer o que você gosta, como eu já falei aqui, essa pergunta é quase tão impossível de responder quanto a origem da vida, vai depender do que você gosta e qual você tem mais paciência de manter.
E outra coisa boa é tentar juntar os dois públicos, se você trabalha com blogs, tente juntá-los a um futuro canal que você possa vir lançar no futuro e vice versa, mas o importante é: Fazer o que você gosta, e, acima de tudo, se divertir.
Gostei muito das dicas! Bjs
ResponderExcluir