cookieOptions = {msg}

Páginas

domingo, 1 de abril de 2018

A minha experiência reassistindo a primeira temporada de Pokémon

Resultado de imagem para pokemon 

Há algumas semanas atrás, eu estava de férias (inclusive, saudades férias, bem que poderiam voltar de novo) e encontrei na Netflix a primeira temporada de Pokémon e comecei a assistir despretensiosamente, já que o que eu estava esperando era uma ótima experiência, com leves toques de nostalgia (já que faz 10 anos esse ano que comecei a me interessar de verdade pelo desenho) mas não foi bem isso que aconteceu, o que era pra ser uma coisa simples, acabou virando uma experiência diferente e que eu tinha que contar aqui.  

Quando você assiste certo desenho, não há muito o que se esperar, tipo, se você assiste Pica Pau, você sabe que você vai rir, não importa quantos anos você tenha, e essa era a ideia que eu tinha com Pokémon, mas eu tive uma ideia diferente, e eu não sei se teve a ver que eu fiquei mais maduro ou se eu só fiquei chato mesmo, eu só sei que assistir o desenho que antes era uma experiência leve e divertida virou algo complicado e difícil de engolir, até meio desgastante assistir um dos meus desenhos favoritos.     

Eu não sei se vocês perceberam, mas eu diria que Pokémon está no mesmo nível de Tom e Jerry e Power Rangers no quesito enredo, porque pelo menos 70% dos episódios se desenrolam do mesmo jeito: Ash, Misty e Brock estão indo pra uma cidade aleatória, então Ash esbarra com um treinador qualquer ou um líder de ginásio que é muito melhor que ele, então eles lutam e o Ash toma um sacode porque ele é o pior treinador de todos, então não acredita na ruindade dele e pede uma revanche ao tal cara que deu uma surra nele depois do Ash aprender todas as estratégias pra vencer, então a luta fica mais competitiva, mas mesmo assim, o Ash não tem chance de ganhar, mas então acontece alguma coisa e o Ash aproveita o vacilo do líder de ginásio pra atacar, aí nessa hora aparecem a Equipe Rocket pra roubarem os Pokémons, mas aí o Ash expulsa eles dali com o Pikachu, e o líder de ginásio que ele está enfrentando fica agradecido e dá uma insígnia para ele, é mais ou menos assim o resumo da maioria dos episódios.  

Essa falta de profundidade/diversidade no roteiro me irritou um pouco, mas então eu percebi que Pokémon nunca foi um desenho que se levava a sério, sempre haviam várias brincadeiras, o que talvez perdoasse o fato do roteiro não ser complexo, dentre elas, um episódio que o Ash vai lutar no ginásio dos pokémons elétricos e o Pikachu toma uma surra do Raichu do líder, então o Pikachu fala que não quer evoluir, quer ganhar pelos outros Pikachus, então a Equipe Rocket começa a torcer por eles, e no fim do episódio, o Meowth diz "perdemos o episódio inteiro torcendo para os mocinhos". Também eu acho que o universo de Pokémon já é complicado demais para ter episódios mais complexos, tipo, tem mais de 150 Pokémons, então talvez toda a complexidade do desenho devia estar ali, e tá tudo bem.  

Eu diria que a versão desenho de Pokémon é aquela adaptação de um livro que é meio mal feita, mas todo mundo gosta, claro que Pokémon é e sempre será um ótimo desenho, mas não te ensina muito sobre o universo dos monstros de bolso, eles até falam sobre vantagem de tipo de Pokémon e de níveis, mas na maioria das vezes fazem algo abstrato, tipo certos Pokémons evoluírem no meio da luta, por isso digo que se você quer apresentar um amigo a Pokémon, você deve mostrar o anime, mas acima de tudo, mostrar os jogos de gameboy. Antigamente eu daria 10/10 pra o desenho, mas com o passar do tempo, a nota caiu pra 8/10, mesmo assim, Pokémon é um dos animes mais legais pra mim. 

Um comentário:

  1. Que saudades desse desenho, eu adorava, bons tempos! rsrs
    Brigada pela sua visita lá no blog, volte sempre, também senti saudades dos seus posts! Abraços!

    ResponderExcluir