cookieOptions = {msg}

Páginas

quarta-feira, 6 de março de 2019

LISTAS BRUTAIS: Séries badaladas que não deram certo na TV aberta


A relação TV Aberta + Séries sempre foi bem simples: Investimento mínimo para uma boa audiência, sem importar o horário que é exibida, e apesar que hoje em dia nós vemos cada vez menos emissoras exibindo séries na TV (isso tem muito a ver com o crescimento dos serviços on demand como a Netflix e a Amazon Prime) alguns canais ainda investem em séries para tapar os buracos de sua programação (mais precisamente na madrugada) mas houve épocas que era frequente séries serem exibidas na programação, e cada emissora tinha seus trunfos: A Globo passava séries de madrugada junto com o Corujão e o Telecurso, O SBT passava (ainda passa) Chaves; Um Maluco do Pedaço; Eu, a Patroa e as Crianças, a Record tinha Todo Mundo Odeia o Chris; CSI e Pica Pau, e todas essas séries eram sucesso de audiência independente da hora que passavam.  

Mas as emissoras chegaram a passar outras grandes séries famosas em sua programação que por um motivo ou outro acabaram não durando muito tempo no ar, seja o horário que eram exibidas ou não cativaram o público, mesmo sendo adoradas e cultuadas na internet. E então agora vamos listar alguns exemplos de séries badaladas que não funcionaram na TV aberta.   
  
The Big Bang Theory- SBT   


Em agosto de 2011, o SBT resolveu fazer investimentos a mais na sua grade noturna de sábado e começou a exibir em pleno horário nobre a série The Big Bang Theory (ou Big Bang, A Teoria) que até hoje é uma das séries de maior audiência nos EUA, chegando perto do impacto e audiência de Friends por lá, mas aqui no Brasil, a série não tinha tanta fama, mesmo sendo produzida por Chuck Lorre (criador do Two and a Half Man) e acabou fracassando na audiência, durando menos de um mês no ar e marcando apenas 2 pontos de audiência, sendo realocada para a madrugada, horário que acabou tendo mais sorte, durando até meados de 2014, quando o "Tele Séries" foi extinto do SBT.   

A série voltou a ser exibida aos sábados, em 2018, dessa vez as 18h, mas seja por falta de divulgação ou simplesmente por alguma antipatia do público da TV aberta com a série dos amigos nerds, acabou mais uma vez fracassando na audiência, marcando dessa vez apenas 4 pontos e sendo cancelada depois de três semanas. Parece que o público brasileiro não é bazingueiro.  

Breaking Bad- Record     

 

No fim de 2013, a Record anunciou que iria exibir em 2014 a série Breaking Bad, uma das séries mais badaladas naquela época, quebradora de vários recordes e que havia sido finalizada pouco tempo antes. E a Record comprou a série com a expectativa lá em cima, esperando conseguir o mesmo sucesso que a série teve no resto do mundo, então por isso, eles fizeram uma grande divulgação da série, com direito a caminhão passando na cidade e o saudoso Marcelo Rezende contando a história da série no Cidade Alerta, mas acabou que teve o efeito contrário por causa de uma simples ação.

Todo mundo sabe que as emissoras tem a mania de adaptar o nome de séries e filmes e nomeá-las com nomes, digamos assim, um tanto quanto inusitados, o SBT por exemplo era muito conhecido por fazer isso: My Wife and Kids virou Eu, a Patroa e as Crianças e Fresh Prince of Bel-Air virou Um Maluco no Pedaço, e a Record não mudou o nome da série, mas deu um subtítulo "icônico": Breaking Bad- A Química do Mal.   

Não preciso nem dizer que o nome logo virou piada entre os fãs da série, que desdenharam da exibição da Record e da dublagem da série, então a série acabou nem atraindo os fãs e nem atraiu um público novo e acabou sendo cancelada alguns meses depois.   

Mr Robot- Record  



Tentando deixar de lado os erros com Breaking Bad, em maio de 2016, a Record resolve comprar Mr Robot, que não tinha o mesmo status da outra série citada, mas que vinha muito bem de audiência e críticas nos EUA, e que naquela altura estava indo pra 2° temporada com todo o potencial do mundo, então pra Record poderia dar muito certo, mas acabou que não deu. A emissora paulista acabou não divulgando tão bem quanto fez com Breaking Bad e ainda deu outro subtítulo desnecessário para a série (sociedade hacker) fora a dublagem um pouco fora de lugar, com o Eliott recebendo a voz do Leonard do Big Bang Theory, o que não combinou muito com o personagem. A emissora exibiu a primeira temporada e teve resultados semelhantes a Breaking Bad, o que fez com que a série nunca mais fosse exibida por lá.   

How I Met Your Mother- Band   

  

Animada com a audiência de Simpsons no início do ano, a Band resolveu colocar outra comédia da Fox no ar no início do ano, algo que já estava virando uma tradição, por isso, em agosto de 2013, foi anunciado que a Band havia comprado os direitos de transmissão de How I Met Your Mother, uma das séries de comédia mais aclamadas pela crítica nos últimos 10 anos, considerada por muitos como o Friends do século XXI.    

A Série acabou indo ao ar no dia 2 de janeiro de 2014, as 21h, fazendo o esquenta para a exibição de Simpsons, grande coringa da emissora na época. A audiência da série não foi tão bem quanto sua sucessora, ficando entre 1 e 2 pontos no ibope, mas para os padrões da emissora e se você considerar que a série vinha depois do programa do R.R Soares, era uma boa audiência, então a série foi exibida durante todo o ano de 2014 no horário nobre sendo reprisada até a quarta temporada, mas aparentemente a série não agradou ao ponto de manter o seu posto no horário nobre e foi jogada para a madrugada em 2015 (de vez em quando eu esbarrei com a série passando lá pras 2h da manhã na semana e passando as 5h da manhã no domingo) e por lá foi ficando até sair do ar de vez.    

Friends- SBT    

 

Provavelmente a série mais bem sucedida de todos os tempos, Friends tem uma fan base enorme em todo lugar do mundo, inclusive aqui no Brasil, mas pode ter certeza que esse amor pela série não surgiu graças a TV aberta, já que a série da Warner nunca teve vida longa por aqui, e olha que já houveram várias oportunidades, já que a série passou em dois canais diferentes por aqui: Redetv! e SBT.  

Na emissora de Osasco, Friends começou a passar na mesma época que a Redetv! começou a operar, em 1999, e ficou mais ou menos até 2002 no ar, foi uma passagem duradoura, mas ninguém lembra muito já que a Redetv! não tem lá muita audiência, por isso vamos falar da vez que passou num canal grande de verdade, no SBT.    

A história SBT e Friends começou em 2004, quando a série foi exibida quase que de madrugada, e por incrível que pareça, nenhuma mudança drástica foi feita na série, a única coisa possível de se apontar era a dublagem do programa, que pra mim era mais cômica do que ruim, mas que afastou os fãs da série (e eu não os culpo, demorou um tempo pra me acostumar com a dublagem de Friends na Netflix), mas a série passou um bom tempo no SBT também, entre 2004 e meados de 2005/2006, mas o período não foi exatamente memorável.   

That 70's Show- Band 

 

That 70's Show nunca foi gigantesca, mas tinha uma boa audiência e era uma boa alternativa a Friends no fim da década de 90, a série está a quase três anos no catalogo brasileiro da Netflix, mas ainda não é muito conhecida por aqui, por isso se você é fã da série, provavelmente nem deve saber que a série já chegou a ser exibida na TV aberta, pela Band, em meados de 2007.  

Como a transmissão ocorreu faz mais de 10 anos e não teve muita audiência, já que passava na Band, é extremamente difícil achar informações sobre a passagem da série pelo Brasil, mas pelo que eu consegui achar, a série passou mais ou menos até 2009 e não tinha um papel muito forte na audiência da Band, já que passava nas madrugadas de domingo e passava apenas para São Paulo.   

Arrested Development- Globo    

 

Uma das séries mais cultuadas e injustiçadas dos anos 2000 já chegou a ser exibida na TV aberta. Arrested Development, que apesar de ter sido cancelada pela FOX em 2006, era aclamada pela crítica e conseguiu faturar Emmys por seu estilo de fazer comédia, que acabou não se popularizando na época, mas que basicamente é o modo padrão das comédias de hoje em dia.    

A série era exibida nas madrugadas da Globo, a época não se sabe ao certo, mas depois de navegar em fóruns, posso dizer que em meados de 2006 a série passava depois do Corujão.



Um comentário: