cookieOptions = {msg}

Páginas

domingo, 28 de fevereiro de 2021

4 retornos nostálgicos da televisão brasileira que fracassaram na audiência

 Estudo: pessoas que ficam muito tempo sentadas morrem mais cedo | saúde | ge 

Você se lembra quando você era criança? Sem dúvida uma época especial, não é? Sem responsabilidades a não ser brincar, descobrir o mundo e começar a montar sua identidade, e muitas das coisas que nos ajudam a moldar nossa personalidade são as coisas que assistimos na TV, especialmente pessoas que nasceram nos anos 2000 pra trás. Tudo que vimos na televisão nessa época tem um espaço especial no nosso imaginário, só que com a mudança dos tempos ou por outros motivos, muitas das coisas que passavam antes na TV simplesmente deixaram de passar sem mais nem menos, nos deixando nostálgicos e nos fazendo perguntar o motivo que nenhum canal passa esses programas hoje em dia.

Algumas desses programas não voltaram, mas outros tiveram a sorte de voltar para a TV nos últimos anos, mas seja por um motivo ou outro esses programas acabaram não dando certo no quesito audiência e acabaram saindo do ar, e isso que nós vamos ver hoje: 4 retornos nostálgicos da televisão brasileira que não deram certo 

1- Vídeo Game da Angélica- Globo (2017)  

Angélica comenta especial do 'Vídeo Game': 'Foi uma volta no tempo' | Vídeo  Show | Gshow 

Quem não se lembra do game show televisivo que encerrava o Vídeo Show no passado? O "Vídeo Game" era uma competição entre duplas de artistas apresentados por Angélica. As brincadeiras variavam entre gincanas, prendas, perguntas e respostas e vários outros tipos de coisas sobre novelas da Globo. Os artistas que participavam (normalmente artistas de novelas que estavam no ar) ficavam de segunda a sexta disputando no programa. Era um programa muito divertido e tornava o Vídeo Show um programa interessante, muitas pessoas até assistiam o programa só por causa do game show da esposa de Luciano Huck. Apesar de ser uma atração divertida, a fórmula foi cansando e a Globo foi perdendo na audiência, fazendo o game show sair do ar em Janeiro de 2011 para ser reformulado, voltando ao ar em Abril de 2011 com provas novas e antigas fazendo o programa recuperar parte de sua audiência, mas por conta da gravidez da apresentadora nas suas férias em 2012, o programa acabou saindo do ar, tendo sua última edição no dia 30 de Dezembro de 2011. 

O programa acabou voltando repentinamente ao ar em Novembro de 2017 numa tentativa de salvar o Vídeo Show, que estava em seus dias finais e perdendo para a Record desde 2013, mas os esforços foram em vão, o programa não engrenou e durou apenas 3 semanas no ar. 

2- Pokémon- RedeTV! (2018) 

 Abertura de Pokémon na RedeTV! (2018) - YouTube 

O desenho dos monstrinhos de bolso (que completou 25 anos na semana passada) já tinha passado no Brasil por dois canais antes de chegar na RedeTV! em 2008: Record entre 1999 e 2004 (passagem que foi responsável pelo boom do anime no Brasil e por uma verdadeira guerra de audiência entre Globo e Record, fazendo a platinada rebater comprando Digimon para exibir na TV Globinho) e Globo entre 2005 em 2008 na TV Globinho, mas como as crianças ainda não tinham a facilidade que tem hoje para assistir seus desenhos, o desenho passou também pela RedeTV! em junho de 2008, começando pela temporada clássica da jornada de Kanto no bloco de desenhos TV Kids (que já é nostálgico por si só) e também deu resultado, o desenho chegava a dar entre 4 e 5 pontos e chegava a vencer o SBT no horário. Com o tempo o desenho virou um coringa da programação da RedeTV!, passando por vários horários e funcionando em todos. Esse ciclo durou até 2013 quando a emissora entrou numa grave crise econômica que a fez perder direitos de vários programas, incluindo o Pokémon.  

Após muitos fãs pedirem a volta do TV Kids e do seu carro chefe Pokémon, a RedeTV! finalmente conseguiu conceder o retorno do anime em março de 2018, mas não foi bem como os fãs queriam: Ao invés do TV Kids, Pokémon retornou no genérico "Turma da Pakaraka" com a versão Dolly dos palhaços Patati Patatá e desenhos infantis que nada tem a ver com o público que se mobilizou para assistir o anime. O resultado disso foi o fracasso do retorno, marcando 0,1 de audiência (basicamente 0 de ibope), que não melhorou com o tempo e acabou saindo do ar nos dois horários que estava sendo exibido (as 9h e as 18h) alguns meses depois.  

3- Márcio Garcia apresentador- Globo (2017) 

Tamanho Família | Assista online no Globoplay 

Márcio Garcia teve algumas oportunidades de apresentação na Globo nos programas "Gente Inocente" e "Sem Saída", mas seu grande sucesso mesmo foi na Record no Melhor do Brasil, entre 2005 e 2008, nos sábados a tarde. O programa se consolidou rápido e até chegou a incomodar a Globo por um tempo, mas a emissora líder de audiência no Brasil resolveu acabar com essa ameaça e recontratou o apresentador, que sonhava em ter uma oportunidade de um programa na emissora, mas tudo que ganhou foi um papel de protagonista na novela Caminho das Índias (que ele também acabou substituído por Rodrigo Lombardi) e depois indo parar na geladeira por um bom tempo, fazendo ele e os fãs do antigo Melhor do Brasil se perguntarem quando ele teria a oportunidade de ser um apresentador global. 

Essa oportunidade veio em 2016 quando surgiu o Tamanho Família, que de início foi apenas usado como teste nos domingos para atrasar a volta do Esquenta, mas com o fim definitivo da atração dominical de Regina Casé, Márcio e seu Tamanho Família tiveram a oportunidades de se tornar fixo na grade, no início as coisas corriam bem (até porque qualquer coisa pode ser melhor que o Esquenta) mas com o tempo o programa se revelou chato, morno, sem graça e atrapalhando a audiência da Globo, chegando várias vezes a perder para o Domingo Legal em 2020. Hoje em dia é complicado saber a situação do programa. 

4- WWE: Luta Livre na TV- SBT (2020) 

Web se surpreende com exibição surpresa de WWE no SBT

Se você estava acordado e usando o Twitter na madrugada do dia 28/02/2020 (sexta para sábado) provavelmente ficou sabendo graças a coluna do Flávio Ricco que o SBT havia readquirido os direitos de transmissão da WWE, 12 anos após sua exibição. A WWE tinha sido exibida em Janeiro de 2008 e chegou com o status de uma das grandes novidades do SBT no ano, trazendo um inédito compacto do RAW e Smackdown! com 1 hora de duração cada sendo exibido nos sábados, das 16h até as 18h, com narração de Jarbas Duarte e Michel Serdan. O programa veio com o objetivo de conquistar a vice liderança nos sábados de volta para a emissora de Silvio Santos, o que não acabou acontecendo, mas marcava indicies satisfatórios, entre 5 e 6 pontos de ibope e tinha uma certa repercussão, especialmente entre as crianças. O programa acabou por sair do ar 3 meses depois em Abril por conta de um ultimato do Ministério Público: Exibir o programa depois das 20h (horário condizente com a classificação indicativa para maior de 12 anos que o programa tinha) ou tirar o programa do ar, Silvio Santos escolheu a última (falo mais sobre essa época aqui). 

Em 2020 o programa iria exibir apenas um compacto de 45 min do RAW exibido na segunda feira nos EUA e estava marcado para estrear no dia 11 de Abril, as 19h. A expectativa era boa, ainda mais com a presença de lutadores que marcaram época para quem assistiu em 2008 como Edge, Randy Orton, Rey Mysterio, MVP e outros. Só que como sabemos, no meio de Março foi decretada a pandemia de COVID-19, que obrigou a WWE a fazer shows sem a presença de público, e se você já assistiu WWE, sabe que a plateia é muito importante para criar uma atmosfera para as lutas e as histórias contadas nos ringues. Com isso, a WWE que os nostálgicos conheciam de 2008 cheio de agitação, fogos e energia de uma arena lotada ficou vazia, numa arena pequena e sem a energia característica que cativa os fãs, tornando sem graça para quem não conhece. 

Além disso, as diversas mudanças de horário sem aviso prévio de Silvio Santos não ajudaram o programa a se consolidar. Vejamos aqui alguns dos horários que a WWE rodou no SBT em 2020:

11/04 (sábado): 19h (após o Raul Gil)

13/04 (segunda): 14h15 (reprise do primeiro programa) 

30/04 (quarta para quinta): 2h00 (Uma luta entre o intervalo do fim do The Noite e o início do Operação Mesquita) 

Algum momento em Maio (seg a sex): 3h (entre o intervalo do fim do Operação Mesquita e o início da reprise do SBT Brasil)

30/05 (sábado): 0h15 (Após o Bake Off: Cereja do Bolo) 

06/06 (sábado): 2h45 (Após uma reprise do Triturando)

Algum momento em Junho (seg a dom): 04h (No intervalo entre a reprise do SBT Brasil e o início do Primeiro Impacto) 

08/08 (sábado): 01h30 (Após o Notícias Impressionantes) 

05/09 (sábado): 02h30 (Após o Notícias Impressionantes) 

31/10 (sábado) 02h (Após o Notícias Impressionantes) 

19/12 (sábado) 1h30 (Após o Notícias Impressionantes)

26/12 (sábado) 1h45 (Após o Notícias Impressionantes) 

O dia 26/12 foi a última edição do programa, que não teve seus direitos renovados pelo SBT e saiu do ar com uma audiência média de 2 a 2,5 pontos no ibope da madrugada, que não é um indicie ruim considerando o horário, mas para as expectativas que o SBT originalmente tinha no programa quando passava de 19h é um número fraco, que com certeza pesou para a não renovação do acordo entre WWE e SBT. 


 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário