cookieOptions = {msg}

Páginas

sexta-feira, 10 de abril de 2020

WWE no SBT em 2008: Toda a história


Senhoras e senhores como já foi noticiado aqui no blog (leia aqui) o SBT comprou novamente os direitos para exibir a WWE depois de 12 anos da última exibição. A volta do programa está marcada para amanhã, dia 11 de abril, no horário das 19h. Desde aquele fatídico dia 05/04/2008 muitos fãs de WWE esperam e clamam pelo retorno da empresa de luta livre, mas infelizmente o tão aguardado retorno será nas piores circunstâncias, primeiro por causa da pandemia que estamos vivendo que estão forçando a WWE a fazer seus programas sem a participação da plateia, tirando muito da experiência da luta livre, mas além disso, o SBT está cometendo muitos erros no tratamento da WWE, a começar por esse horário. 19h da noite é o horário dos jornais, nenhum adulto que se preze vai trocar seu jornal local para o SBT pra assistir WWE, ainda mais nos tempos que estamos vivendo, em que os jornais ganharam uma importância maior por informar das medidas e dos números do novo corona vírus. Fora a falta de divulgação que foi feita, que num investimento dessa magnitude deveria estar sendo bem maior, até passando pelos programas rotineiros do SBT, os apresentadores poderiam pegar uns 5 minutinhos pra fazer uma divulgação sobre o que vem por aí. Ou seja, o SBT está fazendo tudo errado e a transmissão tem tudo para não funcionar, mas não podemos esquecer é que não é a primeira vez que a WWE enfrenta adversidades no SBT e ainda assim consegue superar as expectativas e causar impacto. Vamos falar da passagem da WWE no SBT em 2008. 


Os rumores da WWE ir para TV aberta em 2007 estavam circulando a internet desde agosto desse ano e eles finalmente se confirmaram em novembro, e a WWE de fato deu a importância para esse momento, mandando para o Brasil três lutadores: Batista (até então campeão peso pesado), The Great Khali (o cara que perdeu o título para Batista) e Melina (uma das lutadoras com maior destaque na época) para um encontro dos lutadores com os fãs. Apesar de que a WWE não passava ainda na TV aberta aqui, muita gente compareceu e animou a festa, rendendo matérias no UOL e no Pânico na época.  


Mas quem iria narrar essas lutas? Não mais do que Jarbas Duarte, um narrador de futebol na rádio bem ao estilo que todos conhecem, e os comentários ficariam por conta de Michel Serdan, um ex lutador que é um dos mais famosos por divulgar o telecatch aqui, além de ter sua própria empresa de luta livre, o Gigantes do Ringue. Tudo começou quando Michel Serdan tentou levar o Gigantes do Ringue para ser exibido no SBT, mas na reunião entre ele e Silvio Santos, o dono da emissora havia dito que tinha fechado com a WWE e que colocaria Sedan no projeto se ele encontrasse alguém para ser o narrador, foi aí que apareceu Jarbas Duarte, que já tinha experiência para narrar luta livre por ter narrado por um tempo o Gigantes do Ringue. Os dois passaram por testes, foram aprovados pela WWE e passaram pouco mais de 2 semanas sendo treinados na sede da WWE em Stanford. 

Tudo ia muito bem, a primeira ideia de exibição seria com o RAW nas sextas e o Smackdown nos sábados, os dois as 20h, mas isso acabou mudando para os dois no sábado, dia 15 de dezembro de 2007, as 20h, mas por algum motivo as coisas mudaram novamente e finalmente chegamos a exibição nos sábados as 16h no dia 5 de janeiro, o que aparentemente irritou a WWE, que não colocou fé que esse horário seria bom. 

O que será que motivou o SBT a mudar o cronograma? Talvez o fato de que o Armaggedon 2007 estaria para acontecer no dia 16 e o SBT não queria começar a exibir um episódio avulso, ou talvez que o Silvio pensou que seria melhor exibir a WWE em 2008 pra ficar marcado como uma novidade de 2008, não saberemos nunca. Alguns portais de notícias divulgaram na época que o Silvio Santos estava apostando todas as fichas na WWE para atrair os adultos, o que é esquisito já que primeiro eles nem colocaram num horário que adultos estão assistindo TV e acima de tudo o SBT não fez nada além de exibir as chamadas na sua programação, sem fazer nenhum tipo de divulgação extra.  



O dia finalmente chegou, 05 de janeiro de 2008, num sábado as 16h (15h no meu caso por causa do horário de verão) entrava no ar o primeiro programa da WWE no SBT, e o primeiro dia foi simplesmente introdutório, com o SBT passando algumas promos institucionais mostrando o que era a WWE e alguns de seus lutadores principais, uma delas é uma promo sobre o Undertaker que durou 5 minutos e foi uma das coisas mais loucas já exibidas na TV aberta, mostrando todo o surrealismo que o personagem carregava. Além disso o programa reprisou lutas da Wrestlemania 23 como John Cena vs Shawn Michaels, uma luta das divas e Bobby Lashley vs Umaga sendo os dois sendo acompanhados respectivamente por Donald Trump (SIM, AQUELE DONALD TRUMP) e o presidente da empresa Vince McMahon, o lutador que perdesse, o cara que estava o representando teria que raspar a cabeça. Bobby Lashley venceu e Donald Trump raspou a cabeça de Vince McMahon.  



Depois disso os shows seguiram adiante como esperado e tiveram momentos bem violentos que chamaram a atenção não só do público, mas também da máquina de censura do Ministério Público. No programa do dia 12 de janeiro, o Jeff Hardy pulou de cima da jaula de aço em cima do Umaga, e no programa do dia 19 o momento que marcou essa empreitada para a eternidade: Jeff Hardy e Randy Orton lutaram no evento principal do RAW pelo título intercontinental mas o combate não foi muito longo já que Orton foi desclassificado logo no início e mostrou que seu objetivo nada mais era que enfraquecer seu oponente no Royal Rumble Jeff Hardy, mas o tiro saiu pela culatra já que os dois lutaram até a stage, Randy tentou jogar Jeff para baixo, mas acabou sendo ele jogado no chão duro, voando quase dois metros do chão e pra fechar com chave de ouro, Jeff Hardy subiu na plataforma do RAW e aplicar um Swanton Bomb (ou voo do anjo pros íntimos) de mais de 4 metros de altura. Esse momento louco não seria metade do que foi se não fosse essa narração do Jarbas Duarte gritando feito um louco perdendo a cabeça, quanto a audiência, a WWE subiu de 4 para 6 pontos na audiência, e não olharia para trás. 

Com a progressão das exibições, algumas histórias foram sendo exibidas no SBT e alguns ídolos e vilões foram sendo criados: O já citado Jeff Hardy virou um herói pra todo mundo que assistia por suas loucuras que as vezes aprontava, Rey Mysterio era o azarão indo de encontro a Edge, o campeão dos pesos pesados e um dos homens mais odiados pelos fãs brasileiros, mas na mesma proporção que crescia a audiência e o amor dos fãs, crescia também os cortes e as censuras durante o programa, que já eram existentes, mas ficaram ainda mais presentes. Nessa época era muito comum congelar a imagem na hora de uma cadeirada ou cortar para plateia e apenas deixar soar o som, ou também deixar a imagem em preto e branco quando alguém sangrava (pra ser justo, essa censura da imagem quem fazia era a própria WWE, mas mesmo assim não ficava legal).  

No mês de março o foco da WWE mudou para a Wrestlemania e as feuds também; no RAW, a luta principal seria Randy Orton vs John Cena vs Triple H pelo título da WWE e no Smackdown seria Undertaker vs Edge pelo título dos pesos pesados e é muito importante falarmos dessa rivalidade, que foi sem dúvida uma das melhores de 2008 e que teve seu pico exibido no SBT. Nessa rivalidade Undertaker estava indo contra não só Edge mas também Curt Hawkings e Zack Ryder, os Edgeheads (ou os PH do Edge) Chavo Guerrero e acima de tudo Vickie Guerrero, a gerente geral corrupta do Smackdown que era noiva do Edge (foi pedida em casamento em um segmento que passou no SBT) e o ajudava a se manter campeão, sem dúvida uma trama de novela mexicana que provavelmente foi o que atraiu o SBT.

Essa rivalidade foi o que fez os fãs começarem a adorar e entender o quão bom era o Undertaker e seus poderes sobrenaturais que atormentavam todo oponente que ele enfrentava, o amor por ele subiu e a audiência do SBT também, chegando a picos de 10, 11 pontos as 18h da tarde, uma audiência sem dúvida maravilhosa, mas não foi o suficiente para segurar o programa no ar, já que a WWE acabou saindo do ar no SBT no dia 05/04/2008 por determinação do ministério público que declarou impróprio a exibição das lutas no horário das 16h, afirmando que o SBT só poderia exibir WWE depois da 20h, o que não era viável para o SBT na época, fazendo com que o programa fosse cancelado 3 meses depois de começar. A última edição da WWE que foi ao ar foi no dia 29/03/2008 e o último momento que passou foi o "enterro" do Undertaker ministrado pelo Edge, mas mal ele sabia que Undertaker estava dentro do caixão e atacou não só ele mas como quase todos ali presentes. E essa foi a história da WWE no SBT, que pode ter sido curta e ter tido um final melancólico, mas que sem dúvida marcou época. Será que a nova era da WWE no SBT marcará era também? Só vamos descobrir mais pra frente, mas enquanto isso, se conecte ao SBT todo sábado as 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário