cookieOptions = {msg}

Páginas

sexta-feira, 8 de março de 2019

Como a RedeTV! tomou a posição da Band de "Canal do Esporte"


Esse título parece loucura, mas não é (pelo menos não mais). A ideia desse post me ocorreu ano passado enquanto dei uma olhada na programação de sábado da emissora, que incrivelmente ia das 14h até as 19h de esporte na TV com o campeonato inglês e as corridas da Nascar, mas escanteei a ideia por um tempo por achar que era um pouco de ilusão da minha parte pensar assim, mas aparentemente não era.     

Em Fevereiro desse ano, a emissora anunciou na imprensa uma parceria um pouco inusitada, mas nada inédita, que foi com o serviço de streaming DAZN, que é detentora dos direitos de transmissão de alguns campeonatos de futebol como o Campeonato Italiano e a Copa Sul-Americana (que são as competições transmitidas pela RedeTV!). Vale lembrar que uma parceria desse estilo já foi vista aqui no Brasil no início dos anos 2000 com o "extinto" Esporte Interativo, a Band, Cultura e a própria RedeTV!, tudo isso com o objetivo de divulgar a marca do canal esportivo antes mesmo de se tornar um canal, o que representou uma grande época na TV aberta com vários campeonatos importantes como o Campeonato Inglês, Espanhol, Italiano, Português, Liga dos Campeões (da UEFA e Europa) passando de graça.    

A parceria vem acontecendo em menos de um mês e já deu bastante resultado para a RedeTV! (bem, pelo menos com os jogos do Corinthians) com grandes índices nos jogos da Sul-Americana, ficando na terceira posição no Ibope e chegando a bater a Globo por alguns instantes, mas os investimentos da emissora em esporte não pararam por aí, na verdade o esporte sempre esteve presente na RedeTV!.   

Logo na sua fundação, em 1999, a emissora tinha os direitos de exibição da badalada Liga dos Campeões, que na época não tinha todo o apelo aqui no Brasil que tem hoje, por isso os direitos provavelmente foram bem mais baratos do que seriam hoje, e não foi a única vez que a emissora investiu em futebol, já que passou pela emissora as seguintes competições: Liga dos Campeões, UEFA Europa League, Campeonato Italiano, Campeonato Inglês, Copa São Paulo e a folclórica exibição do Campeonato Brasileiro da Série B.      

Além de futebol, eles já investiram em vários produtos como Showbol e corridas, mas um grande acerto deles foi investir em lutas, e eles investiram em vários tipos: Boxe, WWE e mais notoriamente, o UFC, em 2009, com o nome de "UFC- Sem Limites" nos sábados a noite, sempre no mesmo horário. Essa foi uma transmissão que realmente virou histórica pois introduziu o esporte para o brasileiro, que em pouco tempo aprendeu a amar o UFC e o MMA (especialmente a saber que tinha brasileiros que se davam bem lá) e a emissora ganhou bastante audiência com o UFC Rio, chegando a vencer a Globo na audiência, essa guerra infelizmente pendeu para o lado mais forte e a Globo levou os direitos de exibição, que mostra o UFC só quando quer e nem é ao vivo, mas os fãs sempre terão as lembranças do tempo da RedeTV!.      

Eles fizeram uma boa estratégia com as lutas e estão tentando repetir com o futebol. É claro que a audiência nem sempre vai ser boa, já que não é sempre que o Corinthians vai jogar, mas a RedeTV! vem seguindo um bom caminho para consolidar e acostumar o povo a acompanhar futebol na emissora, seja com os produtos do DAZN, seja com aquisições próprias, como o Campeonato Inglês, fruto de uma negociação com a ESPN e que dobrou os números do horário. A emissora ainda precisa acertar alguns detalhes, como acertar o ponto nas transmissões e saber aproveitar a audiência com mais programas esportivos, mas de resto, a emissora tem tudo para se tornar realidade na briga pela audiência com emissoras maiores, já que a Band já está vencida, e seu posto de emissora do esporte não tem mais sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário