cookieOptions = {msg}

Páginas

sábado, 13 de julho de 2019

Cachorro Grande: Baixo Augusta (2011) Review #06: Projetos paralelos e uma causa nobre


Após um álbum polarizador, a Cachorro Grande volta aos negócios para lançar o álbum Baixa Augusta, lançado entre 2011 e 2013, primeiro com a disponibilização para download no fim de 2011, o lançamento em CD, em maio de 2012, e o lançamento em vinil, em setembro de 2013.   

Antecedentes:   

Após 3 álbuns sobre a direção da Deckdisk, a banda assina com a gravadora Trama, uma gravadora menor e mais conhecida pelo trabalho junto a grupos indie como o Cansei de Ser Sexy. No mesmo tempo, um dos integrantes da banda anuncia o lançamento de um trabalho solo, e se tratava nada mais nada menos que Marcelo Gross, guitarrista da banda que ocasionalmente cantava (e se saia muito bem), e todo esse trabalho culminou no álbum que viria a ser lançado em 2013, com o nome do Marcelo Gross.  
Pouco após o lançamento digital do álbum, o vocalista Beto Bruno deu as seguintes declarações sobre pirataria para uma matéria do G1 "Só Roberto Carlos deve fazer dinheiro com venda de discos no Brasil. A gente ganha pra viver fazendo show. É isso que dá tesão. Queremos que escutem, cantem, não importa a forma como nosso produto é adquirido" . 
Ele ainda continua dizendo "Se a gente não fizer, alguém vai lá e faz. Queremos ser pirateados, é sinal de que o povo gosta, compra e irá aos shows. É ferramenta de acesso. O que entristece é quando vemos nossos álbuns sendo baixados na internet sem qualidade nenhuma"  Dando seu parecer sobre a pirataria e o motivo de ter disponibilizado o download do disco. 
Regravação de uma música de Erasmo Carlos: 
 
Em 2012, a Cachorro Grande resolveu continuar na vibe de downloads grátis e participou de uma causa nobre: Junto com bandas como Fresno, a Cachorro Grande regravou uma música do Erasmo Carlos para o projeto Muda Rock, em que a versão da música ficaria disponível de graça para download no site deles e a cada download, uma muda de árvore seria plantada. A música regravada pela banda gaúcha foi a "Sou Uma Criança, Não Entendo Nada" de Erasmo Carlos, com direito a um clipe que os membros da banda bebem e cantam com uma imagem do tremendão ao fundo e até caem na pancada. É uma versão muito boa que vale a pena o download. 

Participação no Agora É Tarde com Danilo Gentili: 
Em julho de 2012 (mais precisamente no dia 13/07, mais conhecido como dia do rock) a banda participou do programa da Band que até então era de Danilo Gentili. Eles conversaram sobre o Baixo Augusta, sobre o dia do Rock, quebraram guitarras e cantaram a música Difícil de Segurar, um dos singles do novo trabalho. Como eu não consegui colocar o vídeo aqui e eu tô com preguiça de baixar, vocês podem conferir a entrevista clicando aqui

O álbum: 
 

Não Entendo, Não Aguento: Uma música bem enérgica para começar com o pé na porta o álbum, e pela primeira vez uma música sobre política, ou melhor, uma música apolítica, falando sobre como os políticos não conseguem/não querem se conectar com os anseios da população. Uma música que poderia facilmente ser a abertura do CQC e ninguém ia notar a diferença. 

Difícil de Segurar: Outro rockão ao estilo da Cachorro Grande, mas não ao estilo antigo deles, e sim algo mais próximo do Pista Livre que eles fizeram depois. Uma música que lembra bastante o som do Rolling Stones, e consegue ser tão boa quanto, foi uma boa escolha para single.  

Tudo Vai Mudar: Com uma pegada mais eletrônica, a música faz um elo ao último álbum, Cinema, mas dessa vez ele segue firme no rock psicodélico e não vai muito ao space rock, fazendo uma música dançante e enérgica, ao estilo da banda. 

Baixa Augusta: Uma música mais dark e psicodélica, mas que não saí do estilo da banda. Sem dúvidas uma música valorosa e gostosa de se ouvir em um show ao vivo, por exemplo, infelizmente nunca tive essa chance, mas provavelmente deve ser bem legal.  

Só Você Que Não: Outra música que conversa com o álbum antigo, podemos dizer que essa música é a irmã da Dance Agora, já que a letra é bem parecida, mas essa música acaba sendo mais explosiva e mais dançante ao mesmo tempo, então dou a vitória a essa música se tivéssemos que comparar.  

Corda Bamba: Uma música com melodia mais leve, mas não exatamente depressiva. Podemos dizer que essa é uma das melhores músicas que são cantadas pelo Gross, com uma performance bem sólida, tornando-a uma das melhores do álbum.  

Volta Pro Mesmo Lugar: Uma música bem parecida com a anterior, mas dessa vez cantada por Beto Bruno. Um som que sem dúvida consegue cativar, mesmo que a letra não seja das mais complexas.  

O Fantasma do Natal Passado: A música tem quase o mesmo acorde que as outras duas acima, mas em questão de letra e composição é uma maravilha. Uma música riquíssima na letra, talvez uma das melhores letras já escritas pela banda. 

Surreal: Uma música com uma pegada mais anos 60, com um estilo que lembra bastante as músicas dos Beatles (especialmente no refrão que segue um coro envolvente e belo).  

Cinema: A música mais longa do álbum, Cinema fala sobre um casal com preferências diferentes de filmes. Cheia de referências a cineastas, a faixa que leva o nome do álbum anterior tem um riff forte e que aliado ao vocal de Beto Bruno, faz um som mais passivo agressivo, produzindo uma experiência interessante. 

Mundo Diferente: O outro single do álbum, Mundo Diferente é a música mais romântica do trabalho, mas não é um romantismo bonito como em Sinceramente, e sim um romantismo mais chinfrim, mais meloso aliado com a melodia e o riff, mas ela faz um bom trabalho em fechar o álbum. 

Nota 9/10: Sem dúvidas um grande álbum. Baixo Augusta em sua maioria segue tendências dos anos 70, coisa que o Cinema também tentou fazer, mas acabou funcionando melhor aqui, sem muitos experimentos e ousar demais, a banda acabou conquistando o objetivo e fez um ótimo trabalho antes dos seus dois álbuns finais, que mudariam de vez a roupagem da banda. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário