Faltando nove rodadas para o fim, a edição de 2018 do Campeonato Brasileiro de Futebol está simplesmente pegando fogo! Fazia nove anos que não víamos uma disputa tão quente e acirrada, só que dessa vez a situação fica mais tensa para os torcedores, já que são cinco times que matematicamente tem chances de se tornar campeão em dezembro.
Já vimos o período de dominância de dois times na liderança, e agora estamos prestigiando um terceiro time chegando forte na ponta da tabela, isso sem contar com os outros que pareciam correr por fora, mas estão tão vivos quanto os outros, por isso esse campeonato tá bom de acompanhar, e por isso que agora vamos fazer um perfil de cada time que disputa o título e avaliar suas chances.
PS: A avaliação não vai seguir a ordem de quem tem mais ou menos chance, e sim vou seguir a tabela atual do campeonato.
1- Palmeiras
O Palmeiras começou o campeonato abaixo das expectativas, com um elenco bom, mas mal montado, o time de São Paulo era subutilizado nas mãos de Roger Carvalho, mas chegou um homem que mudou tudo: Luiz Felipe Scolari, técnico marcado por suas conquistas como as Libertadores de 1995 e 1999 e a Copa do Mundo de 2002, mas como o fantasma do 7x1 ainda é forte, Felipão chegou com desconfiança por parte da torcida (me incluo nessa) mas ele calou a boca de todos.
Com ele, o Palmeiras passou a priorizar um futebol eficiente, que era o que faltava ao time em 2018, e com isso o time finalmente deslanchou, chegou nas semis da Copa do Brasil e da Libertadores e vem muito bem no Brasileiro, assumindo a liderança há umas duas rodadas, e do jeito que a banda toca, o time não parece que vai diminuir o ritmo. Se o Palmeiras irá ganhar Libertadores/Mundial/Brasileiro não temos certeza, mas que o time tem condições pra isso, tem sim.
Chances: 9/10
2- Internacional
O Internacional vem sendo a surpresa desse G6, o time mostra que o espírito de time grande não morreu mesmo após o rebaixamento, pois apesar do pífio resultado ano passado na série B, o time retorna a primeira divisão como um dos concorrentes ao título, algo raro entre times que ascendem da série B para a primeira divisão (ironicamente foi o Grêmio, rival do Inter, que fez isso primeiro em 2006).
O time do Rio Grande tem vários craques que ajudaram a tornar isso possível, gente como D'Alessandro, Nico Lopés, Leandro Damião, Potker, além de gente que está pra chegar, como o Guerrero (suspenso pela FIFA até o ano que vem).
O Internacional em teoria está correndo por fora por esse título, mas com um time bem arrumado e uma certa consistência (apesar dos últimos tropeços) pode surpreender e conquistar o Brasileiro depois de 39 anos.
Chances: 7/10
3- Flamengo
O Flamengo foi o time (junto do São Paulo) que dominou as primeiras rodadas do primeiro turno, foram pra parada da Copa do Mundo como lideres do campeonato e por um tempo parecia que nada poderia parar o Flamengo, mas aí o time começou a vacilar e começou a perder o fôlego, e assim vem em uma decaída.
Com dois técnicos demitidos e nenhum título até aqui, o Flamengo viu o Brasileiro passar diante dos seus olhos e se viu tropeçando cada vez mais, o time tentou o caminho mais curto para salvar seu ano, a Copa do Brasil, mas acabou surpreendentemente eliminado pelo Corinthians na semi final, com isso, o que resta ao time da gávea é tentar recuperar os pontos perdidos no Brasileirão, e uma das esperanças do time é Lucas Paquetá, que foi vendido ao Milan e logo logo estará indo embora do Brasil.
O Flamengo teve a chance de disparar e desperdiçou, tropeços como a derrota contra o Ceará custaram muito ao time carioca, que corre o risco de passar mais um ano no cheirinho na competição nacional.
Chances: 5/10
4- São Paulo
O São Paulo tem uma história bem parecida com o Flamengo: Liderou boa parte do campeonato, time constante até certa parte, só que aí chegou uma hora que acabou a gasolina. O time começou a tropeçar como se não houvesse amanhã e aí já viu, né, os rivais começaram a chegar, e depois de perder no Morumbi para o Palmeiras (coisa que não acontecia desde 2002) o São Paulo tem muito o que reavaliar.
A equipe de Diego Aguirre era uma das que não estava/está em outra competição, por isso a equipe tinha a obrigação de fazer o seu dever de casa, que é ganhar o Brasileiro com o pé nas costas, mas não é isso que estamos vendo.
O São Paulo apesar de não ter o melhor time, conseguiu se ajustar a tempo do Campeonato Brasileiro, por isso dominou boa parte, mas parece que o time desistiu de ganhar a competição, após 10 anos do último título Brasileiro, o São Paulo teve a chance de se tornar protagonista novamente, mas desperdiçou, o time venceu apenas uma vez nos últimos 5 jogos. Time que quer ser campeão não pode "bambear" assim, mas nem tudo está perdido, se conseguirem se ajeitar, o time volta com tudo.
Chances: 6/10
5- Grêmio
O Grêmio é o time que está à cinco pontos do líder Palmeiras, mas é o time com mais força pra subir na tabela na minha opinião, um time cheio de craques e muito bem montado por Renato Gaúcho (nosso Pep Guardiola) vem mostrando na Libertadores e Brasileirão por que nunca se deve contar o Grêmio de fora de um título.
E de título o Grêmio está voltando a entender, após a Copa do Brasil e Libertadores, o Grêmio busca o Campeonato Brasileiro, título que não vence desde 1996, e com o atual retrospecto de três vitórias nos últimos cinco jogos é bem possível de acreditar. O time enfrenta no domingo o Palmeiras em São Paulo, o que é a verdadeira final antecipada, especialmente para o Grêmio, uma vitória afirmaria de vez o imortal como aspirante a campeão em 2018.
Chances: 8/10
E aí, estou certo ou errado? Deixe nos comentários o seu palpite para o campeonato mais disputado dos últimos 10 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário