cookieOptions = {msg}

Páginas

quinta-feira, 29 de junho de 2017

A treta do são joão: Forró VS Sertanejo


O São João já passou (aqui ainda tem mais uma semana, infelizmente) mas as confusões continuam sobre o que podemos dizer sobre a treta (ou uma das) do mês: Forró vs Sertanejo.

Tudo começou quando depois de seu show no São João de Campina Grande, Elba Ramalho e vários outros artistas da terra começaram a criticar a organização do evento por trazer músicos sertanejos para a festa, com o argumento de estar quebrando uma tradição, que é ter artistas de Forró predominando nos shows.   

Aí a situação fica pior quando foi divulgado um áudio (Temer não gostou disso) do Alceu Valença, forrozeiro de tradição aqui, falando que reprovava a vinda de artistas como a Marília Mendonça pra cá porque o sertanejo é "música pra bêbado", a Marília respondeu falando que ela estava lá por desejo do povo e tals, ou seja, o pau quebrou, o bicho pegou, as coisas ficaram sérias, mas será mesmo que vale tudo isso?

As coisas mudam, os anos passam, as pessoas crescem e o mais importante é que tudo se renova, então ver esse discurso saudosista/exclusivista da Elba e de outros artistas é um pouco triste, mas o que eles não perceberam é que o próprio São João já deixou de ser aquele showzão de forró muito antes deles pensarem em reclamar, se você pegar o estilo do forró hoje, você vê uma pegada eletrônica e frenética, que é MUITO diferente do forró pé de serra calmo pra dançar colado que eles fazem.    

E por falar em forró hoje em dia, se você comparar, o ritmo também tá cada vez igual ao sertanejo universitário, usa a mesma batida, aborda os mesmos temas, e tem o mesmo público: cachaceiros, então porque a briga? Poxa, uma das coisas que mais vejo nas ruas aqui de Campina é aqueles carrinhos de som tocando forró, onde o pessoal faz cover de músicas do Luan Santana, Jorge e Matheus e etc. Ou seja, o problema é só com o pessoal experiente da coisa, e sinceramente, só tem um motivo da raiva deles: Dinheiro, porque perdendo o espaço pra esse pessoal do sertanejo, significa menos cachê pra os figurões do forró.   

E por fim, devo dizer que a Marília Mendonça está certa (nunca achei que ia compactuar com aquela mulher) o São João mesmo com toda tradição, acima de tudo ainda é um show montado por empresários visando o lucro, então se artistas como o Wesley Safadão e Marília Mendonça são queridos pelo público, serão chamados sempre, quer quem goste ou não, o jeito pra artistas da velha guarda é engolir o orgulho e o egoísmo e aprender a dividir o holofote com pessoas de outro ritmo, porque no final o que importa não é a opinião desse pessoal e sim do público.  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário