O futebol brasileiro está rolando, mesmo não estando no momento para estar acontecendo. Depois da finalização da maioria dos estaduais, o campeonato brasileiro chega para ser a principal competição do momento (pelo menos até a volta da Libertadores) e eu sinto que precisamos falar um pouco da "imprevisibilidade" que está o campeonato brasileiro.
O campeonato está na sexta rodada e ainda não conseguimos ver nenhum time firmado, nenhuma equipe que podemos apontar de fato que vem pra disputar o título (ao menos não pelo o que vem mostrando em campo agora). Começou com o Atlético MG vencendo o atual campeão Flamengo e depois virando num jogo inspirado de Hyoran pra cima do Corinthians, mas o que parecia que finalmente seria o ano do Galo depois de 49 anos sem ganhar o brasileiro virou uma 5° colocação após duas derrotas seguidas. Comendo pelas beiradas e sem chamar atenção, o Internacional lidera o campeonato sendo o time mais consistente, também poderíamos citar o Palmeiras e o Grêmio que ainda não perderam, mas ao invés de estarem lá em cima estão nas modestas 6° e 12°, com os dois mostrando consistência em perder pontos bestas e empatar como se isso fosse um sintoma de uma doença.
Esse é o campeonato em que o forte vira fraco em poucos minutos, e que o campeão e o time imbatível virá batível em questão de detalhes. O castelo de areia flamenguista que parecia sólido ano passado tomou seus banhos de mar e parece que irá desmanchar. O time vem encontrado dificuldades pra se adaptar desde a saída de Jorge Jesus e a chegada de Domenéc Torrent, mas será que os problemas do Flamengo são apenas esses? Gabigol e Bruno Henrique vem demonstrado uma falta de entrosamento gigante, e por falar no camisa 9 é impossível não notar que Gabigol está mais gordo nessa volta, fazendo as pessoas se confundirem se quem está jogando é o Gabigol ou o Gabigordo. Mas se depender do VAR brasileiro, a torcida do Flamengo não precisa se preocupar com crise. Se a tecnologia trabalhar de maneira ridícula como trabalhou ontem a favor do time carioca e prejudicando o Santos, a crise logo passará.
Claro que o campeonato acabou de começar e é normal os times estarem embolados, então dá pra dizer que essa imprevisibilidade não existe de fato, mas o brasileirão está tão aleatório que toda essa loucura consegue disfarçar um pouco o futebol mal jogado e de doer os olhos que a maioria dos times brasileiros vem jogando nessa volta da pandemia, tornando o campeonato a melhor pior coisa que está acontecendo no momento.
E quem pensa que o fator imprevisível fica apenas dentro do campo está muito enganado. Com todo o descaso dos times e o aspecto varzeano do futebol brasileiro, todo jogo existe uma possibilidade de ser cancelado por conta de casos de COVID que podem atingir um time todo, como já aconteceu na série A e na série C, demonstrando como esse protocolo da CBF é falho e ridículo, mas não podemos dizer que isso não era esperado. Podemos reclamar e achar horrível como o calendário brasileiro vem sendo levado, mas o fato é que não vai mudar nada até que algo horrível aconteça, até lá só podemos pegar a carona e ver onde vamos com esse "imprevisível" campeonato brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário