cookieOptions = {msg}

Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2016

7 Curiosidades sobre a páscoa

 

Sim, meus amigos, a páscoa vem ai, muitos estão com a preocupação de conseguir comprar coisas tradicionais da época como peixe, vinho, ovos de chocolate já que tudo está muito difícil de conseguir hoje em dia. 
Mas por acaso você sabe por que só se come coisas como peixe e ovos na páscoa? Você ao menos sabe o por quê do nome ''Páscoa''?    
Pra responder essas e outras perguntas, crio esse post sobre curiosidades sobre a páscoa, e já que esse é o sétimo post do blog, serão sete curiosidades sobre a páscoa.
 1- A palavra ''páscoa'' 
     

A origem da palavra "Páscoa" é hebraica. Vem de "Pessach", que significa "Passagem". Comemora um marco na história do povo judeu: a travessia do mar Vermelho ao se libertar de um longo período de escravidão no Egito. Com este sentido, a Páscoa foi instituída no ano de 1513 a.C. Antes disso, a data era utilizada pelos povos que habitavam a bacia do Mediterrâneo para prestar sacrifícios de gratidão aos deuses pela colheita, que ocorria na primeira lua cheia da primavera.  
 
2- O significado do ovo  
 

O ovo aparece em muitas tradições antigas como um símbolo da vida, ou do início dela. Civilizações judaico-cristãs utilizaram o ovo, inclusive decorado para comemorar o equinócio da Primavera e a Vida. O cristianismo absorveu e adaptou a tradição, mesclando-a com seus rituais.

3- A pipa de páscoa  
 

De acordo com lendas, um antigo professor nas Bermudas precisava de uma maneira simples mas efetiva de demonstrar a ascensão de Cristo ao Paraíso, e usou uma pipa decorada com a imagem de Jesus para ilustrar o conceito aos seus alunos. Como resultado, na Sexta Feira Santa as pipas são uma tradição na ilha.    

4- Domingo de ramos  
 

O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa. A data recebeu este nome em referência ao trecho bíblico que narra a visita de Jesus Cristo a Jerusalém poucos dias antes de sua crucificação. Ao saber que Cristo estava próximo da cidade, a população cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para recebê-lo. Ele entrou no lugar no dia seguinte, montado em um jumento, e foi recebido com o abanar de folhagens e os clamores de "Rei dos Judeus", "Hosana ao Filho de Davi" e "Salve o Messias". A manifestação causou muita inveja nos poderosos da região, que começaram a se organizar para condenar Jesus à morte.   

5- Por que só se come peixe na páscoa?  
 

Na Quaresma e na Semana Santa, a igreja proibia o consumo de carne vermelha. Dizia que fazia alusão ao sangue derramado por Cristo para nos salvar dos pecados. Abstendo-nos desse alimento estaríamos nos unindo ao sacrifício e ao amor de Cristo. 
Substituía-se, então, a carne por peixe. Este, aliás, foi o símbolo adotado pelos primeiros cristãos.
Os mais apreciados eram o salmão, a truta, o bacalhau, o esturjão e o arenque. Também se substituía a carne por queijo, frutas secas, ovos, e a gordura, por azeite.   

6- O coelho da páscoa 
 

O Coelho da Páscoa é um dos símbolos pascais , utilizado por representar a fertilidade, o nascimento e a esperança de vida
O coelho é um animal que se reproduz em grandes ninhadas. A sua relação com a Páscoa foi definida historicamente a partir da representação que este animal possuía para diversos povos antigos, como símbolo da esperança na renovação da vida.
Neste contexto, para os cristãos, o coelho seria uma das representações da ressurreição de Jesus Cristo.     

7- Mini Halloween 
 

Na Suécia e partes da Finlândia, um mini Halloween acontece na quinta ou sábado antes da Páscoa. Garotinhas se vestem de bruxa, com trapos e roupas velhas e vão de porta em porta para pedir doces. 

Fontes de pesquisa: Guia dos curiosos, História digital, Significados. 

E AÍ ESTÁ, você tem alguma curiosidade a mais pra compartilhar? Você acha que eu esqueci de alguma coisa importante, deixe nos comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário