No post de hoje, nós vamos focar num álbum muito importante para a história da Cachorro Grande, um álbum que colocou a banda de vez na cena do Rock nacional, realizou sonhos para seus integrantes, mas também foi após esse álbum que tivemos a primeira mudança significativa na formação da banda, estamos falando do Pista Livre, o terceiro álbum da banda.
Como o álbum anterior já estava pronto muito tempo antes do lançamento, a Cachorro Grande teve a possibilidade de lançar o terceiro álbum um ano depois do segundo, por isso desde o final de 2004 eles já estavam trabalhando forte para poder deixar tudo pronto para meados de abril de 2005, só que dessa vez eles não iriam depender de gravadoras independentes ou de ajudas externas para lançar seu trabalho, já que uma coisinha estava para mudar.
O contrato com a Deckdisk e exposição na TV.
Depois de serem rejeitados pela Universal e outras gravadoras pelo Rio Grande do Sul, a Cachorro Grande teve uma boa divulgação após ter lançado seu segundo álbum pela revista OutraCoisa, que fez com que a gravadora Deckdisk (mesma gravadora de bandas como Gram e Matanza) oferecesse um contrato para a banda, e com esse contrato veio um bom trabalho de divulgação e distribuição do álbum ao redor do país, o que ajudou muito a banda a se destacar nas paradas de sucesso. Músicas como "Você não sabe o que perdeu" e "Bom Brasileiro" chegaram a top 200 das músicas mais tocadas em rádios, e a música "Sinceramente" virou trilha de uma novela... da Record (porque nem tudo é perfeito) sendo o tema de um casal da novela chamada Alta Estação.
Além disso, a banda teve várias oportunidades de aparição na TV, entre elas foi tocar uma música no Show da Virada de 2005 da Globo, que foi a música "Você não sabe o que perdeu" (um dos sucessos radiofónicos da banda), e além disso, a banda apareceu bastante na ainda popular e influente na cultura dos jovens MTV com os seus clipes, e por falar sobre MTV...
Especial da MTV e saída de Jerônimo
Além disso, a banda teve várias oportunidades de aparição na TV, entre elas foi tocar uma música no Show da Virada de 2005 da Globo, que foi a música "Você não sabe o que perdeu" (um dos sucessos radiofónicos da banda), e além disso, a banda apareceu bastante na ainda popular e influente na cultura dos jovens MTV com os seus clipes, e por falar sobre MTV...
Especial da MTV e saída de Jerônimo
Com o sucesso de bandas como Cachorro Grande, Bidê ou Balde e outras, a MTV resolveu aproveitar da situação para produzir o Acústico MTV: Bandas Gaúchas, com a presença da Cachorro Grande, que tocou algumas músicas, uma delas com a participação de Paulo Miklos (membro do Titãs), além deles, tivemos a participação da já mencionada Bidê ou Balde, o grupo de rap Ultramen, o lendário Wander Wilmer e participações especiais como o Roger do Ultraje a Rigor e o Falcão, do Rappa. Logo após a gravação desse especial e do fim do processo de elaboração do álbum, o baixista Jerônimo Lima (Bocudo) anuncia a saída da banda para se juntar a banda Locomotores, sendo assim substituído por Rodolfo Krieger.
O álbum:
Com a mudança para uma gravadora grande, a Cachorro Grande profissionalizou o seu som, por isso o som da banda ficou mais amistoso ao invés do rock de garagem que fizeram pelos últimos dois álbuns, mas nem por isso eles amoleceram na atitude de roqueiros, trazendo sons fortes, mas com influências diferentes que eles seguiram nos dois últimos álbuns. Então agora falaremos dos destaques desse álbum maravilhoso.
Você não sabe o que perdeu: É uma música simples, divertida e que tem o espírito que a banda sempre manteve, então isso é um aviso aos fãs fervorosos: Nada irá mudar, tudo ficará melhor a partir de agora.
Agora eu to bem louco (com Lobão): Uma música com estilo dos anos 60, com um teclado forte e que acrescenta muito a essa música, e além disso nós temos a participação do músico Lobão, que tem um papel pequeno, mais significativo nesta música, fazendo um bom backing vocal para o vocal explosivo do Beto Bruno.
Desentoa: Uma música com um clipe exótico, com uma história interligada à ele, o que aparentemente não agradou muito os integrantes, já que em um programa que eles participaram, eles reagiram aos clipes da banda, e quando viram o vídeo dessa música, eles disseram que não gostaram de ter gravado esse vídeoclipe por ter dado muito trabalho para fazer.
Bom Brasileiro: Um dos sucessos radiofónicos da banda, Bom Brasileiro é uma música positiva ao extremo, uma música sobre o lado positivo de nossa sociedade, sobre o brasileiro batalhador que nunca deixa de sorrir, de brincar, de viver a vida como deve ser vivida, mas além disso, a música tem uma bela vibe, você pode imaginar esse tipo de música tocando em churrascos ou embalando festas de amigos, é o tipo de música que serve para todos os momentos felizes.
Interligado: Uma música com pegada totalmente diferente das rockzeiras criadas pela banda, uma composição focada na parte clássica da música, com piano e violoncelo, trazendo uma boa gama de variedade para um álbum que não necessariamente precisa, mas esse tipo de música ajuda a somar ainda mais a qualidade do álbum.
Novo Super Herói: Os arranjos musicais e a melodia não são exatamente o que se destaca na música (apesar que os dois também estão no ponto) mas sim a letra da música é o ponto principal, já que fala sobre as mudanças de visual e estilo que as bandas de rock passam ao longo das épocas para se adaptar as modinhas do momento, o que faz essa letra genial é que ela meio que se encaixa na realidade musical do nosso país, o que não necessariamente se aplica apenas ao Rock, mas ao Funk, ao Pop, ao Sertanejo, quase todos os estilos que são fabricados no Brasil.
Sinceramente: A baladinha romântica do álbum, essa música bebe direto da fonte inglesa que os irmãos Gallagher fundaram, um britpop forte e seguro, além disso esse é o tipo de música que podemos chamar de receita de bolo, já que não tem como dar errado e até mesmo os próprios membros da banda sabiam disso bem antes do álbum ser lançado, essa música tem uma aura especial, por isso que até hoje é o maior sucesso da Cachorro Grande, é um tipo de música que aguenta o passar dos anos, e pouco mais de 13 anos após o seu lançamento, podemos dizer que essa música acertou o pulo (referências) já que mesmo após de todo esse tempo ela não deixou de ser boa.
Velha Amiga: A música final do álbum, que até aqui já conquistou todos que o escutaram, mas tem o seu golpe final: Velha Amiga é uma música maravilhosa, fala sobre a relação de amor e ódio que a banda tem com a estrada, que apesar de ser cruel as vezes, a estrada para eles é uma benção, e rodar pelo país os deu uma ótima sensação, que podemos sentir também ao ouvir a melodia da música, que proporciona uma relação direta com a nostalgia, dos bons momentos vividos na estrada da vida.
Esse álbum é simplesmente positivo, uma obra prima que não te faz apenas sentir adrenalina, mas te passa felicidade acima de tudo, por isso não tem outra nota que sirva esse álbum bem do que um 10/10!
Nenhum comentário:
Postar um comentário