cookieOptions = {msg}

Páginas

quarta-feira, 1 de abril de 2020

O Jogo da vez: F1 2006 (PS2)



E hoje pela primeira vez na história desse quadro eu toco no assunto de jogos de corrida, e por mais que eu não seja muito entendido no assunto, esse jogo tem um lugar especial no meu coração e de muitos fãs de F1 ao redor do mundo, considerado por muitos o melhor jogo de F1 de todos, mas será que esse jogo é tudo isso mesmo? É o que nós vamos descobrir. Senhoras e senhores, o jogo da vez é o F1 2006 para o Playstation 2.

Antes de falarmos no jogo em si, é importante pensarmos no contexto que esse jogo cobre. 2006 era um período de transição na principal categoria do automobilismo mundial, uma época em que o domínio da Ferrari e Michael Schumacher havia sido quebrado pelo espanhol Fernando Alonso um ano antes e ele viria a ser bi campeão, mas o heptacampeão tentou tudo e deu um show antes de sua "aposentadoria" no seu último ano no auge; 2006 foi também o início do último grande período do Brasil na F1 com a troca de lugares na Ferrari. Rubens Barrichello saiu para a Honda, frustrado e triste por tudo o que passou na Ferrari desde 2002, e cedeu lugar a Felipe Massa que venceu 2 corridas em 2006 (uma dessas vitórias foi o GP Brasil, uma corrida inesquecível já que desde 1993 com Ayrton Senna um piloto brasileiro não vencia em Interlagos) e chegou muito perto de ser campeão em 2008, perdendo para o jovem Lewis Hamilton, e por falar no hexa campeão, 2006 foi a temporada que antecedeu sua estreia na F1. Hoje em dia ninguém consegue imaginar a Fórmula 1 sem o piloto inglês, Vettel, Vestarppen, Leclerc, Ricciardo e outros, mas essa era a época que vivíamos em 2006. (Ah, e só pra constar, o Kimi Raikkonen já estava na F1 nessa época, e hoje ele é o único piloto que está nesse jogo que ainda está na F1).

GP do Brasil no Rio: Massa se diz contra por não estar convencido
Felipe Massa no GP Brasil de 2006

  
O jogo foi lançado pela Sony em julho de 2006, com versões para o PS3 (conhecida como F1 Championship Edition) e para o PS2, que é a versão que estamos focando aqui. O jogo trás as 18 corridas da temporadas de 2006 e todas as equipes, inclusive as estreantes STR, Super Aguri e Midland, os pilotos presentes são os seguintes: 

-Renault F1 Team: Fernando Alonso e Giancarlo Fisichella 
-Scuderia Ferrari: Michael Shumacher e Felipe Massa
-McLaren Mercedes: Kimi Raikkonen e Juan Pablo Montoya 
-Honda Racing: Rubens Barrichello e Jenson Button 
-Panasonic Toyota Racing: Ralf Schumacher e Jarno Trulli 
-WilliamsF1: Mark Webber e Nico Rosberg
-BMW Sauber F1 Team: Nick Heidfeld e Jacques Villeneuve
-Red Bull Racing: David Coulthard e Christian Klien 
-Scuderia Toro Rosso: Vitantonio Liuzzi e Scott Speed  
- Midland F1: Tiago Monteiro e Chritijan Albers 
- Super Aguri: Takuma Sato e Yuji Ide 

Assim como todo jogo anual, o F1 2006 já chegou desatualizado, já que na Super Aguri o piloto Yuji Ide teve sua super licença cassada pela FIA após o GP de Ímola quando ele causou um acidente que capotou a Midland de Cristijan Albers (o piloto japonês foi substituído pelo francês Franck Montagny) e também pela demissão de Juan Pablo Montoya da McLaren, sendo substituído pelo espanhol Pedro De La Rosa. 

Modos de jogo: 

 Formula One 06 (PS2) - Career Mode Part 1 - YouTube

O jogo tem 5 modos principais:

- Time trial: Dê voltas em todas as pistas para bater o recorde da prova, conseguindo uma volta "ouro" em todas as pistas, você liberará a pista de testes de Jérez, na Espanha, lendário circuito da F1. 

- Corrida: Esse está bem na cara o que é né? Escolha seu piloto, a pista, a dificuldade e a posição que quer largar e corra em busca da vitória na F1. Esse modo também pode ser jogado por split screen com um amigo, o que é uma coisa ótima e que faz falta nos jogos atuais, mas o único problema é que esse modo não permite parada dos boxes, o que tira um pouco a graça da experiência, mas ainda assim é legal. 

- Fim de semana de GP: Ao invés de apenas uma corrida você faz todos os testes, participa da qualificação em busca pela pole position e, obviamente a corrida. 

- Campeonato do Mundo: Nesse modo você escolhe um dos pilotos reais e corre uma temporada inteira em busca do título da F1. 

-Modo Carreira: O modo principal do jogo. Você cria o seu personagem para poder salvar o jogo e tem a oportunidade de correr 5 temporadas na F1, começando pelas equipes mais fracas e subindo o ranking da F1 até poder chegar em uma das 3 principais para poder conquistar o título mundial. O modo é muito legal, mas tem alguns problemas que me incomodam. Primeiro porque é um modo muito pequeno, 5 anos na F1 não dá pra nada, normalmente esse é o tempo para poder chegar numa equipe grande na vida real (a não ser que você seja o Hamilton e já comece em uma) o modo teria que ser pelo menos uns 10, 15 anos, já que como em 5 anos vamos bater o recorde de 7 títulos de Schumacher? Outro problema que tenho é que o modo não tem muitos detalhes, você não vive nenhuma rivalidade na F1 (ou ao menos o jogo não foca nisso) e só você pode trocar de equipe, os outros pilotos infelizmente não trocam, o que daria uma nova vida ao modo, imagina se o Schumacher saísse da Ferrari e fosse pra McLaren e você tivesse que disputar contra ele na Ferrari? Seria demais, mas infelizmente o pessoal que produziu o jogo não pensou muito longe.    

O Veredito:

F1 2006 é um grande exemplo de como uma franquia de jogos de esportes deve agir, replicando perfeitamente a temporada de 2006 da F1 em quase todos os seus aspectos; a física do jogo era muito boa na época e os gráficos desse jogo (até mesmo no PS2) continuam bonitos depois de 14 anos do lançamento, e apesar de algumas reclamações que fiz, o F1 2006 nada mais é que um jogo de F1, não tem muito o que querer aqui de coisas diferentes, mas no final das contas o jogo cumpre sua missão e mais um pouco, podendo atrair tanto os fãs de F1 como fãs de jogos de corrida em geral. E sobre a pergunta que fiz no começo se o jogo era mesmo o melhor de todos os tempos? Pra época diria que com certeza, hoje em dia tem jogos com muito mais detalhes, especialmente nos pontos que toquei, mas nenhum desses jogos novos tem o charme que o F1 2006 tem pra mim, já que esse jogo é o único que representa a época da F1 que comecei a ver e que mais me apetece até hoje, e como infelizmente não tivemos jogos da F1 até 2009, esse é o único conteúdo da F1 do meio dos anos 2000 que temos.  

Nota: 8/10  

Nenhum comentário:

Postar um comentário