cookieOptions = {msg}

Páginas

sábado, 4 de abril de 2020

Top 10 Wrestlemanias da década de 2010 (parte 1)


Neste fim de semana a WWE estará fazendo história de várias maneiras com a edição do seu maior evento, a Wrestlemania 36, que pela primeira vez na história será em duas noites diferentes, gravada, sem público e em diferentes arenas (essa não é a parte histórica da coisa, já que a Wrestlemania 2 e o RAW de comemoração dos 25 anos do programa também tiveram isso). Isso obviamente são algumas medidas protetivas que a WWE está tomando para evitar a propagação do COVID-19, mas apesar das circunstâncias tristes de porque isso está acontecendo, não deixa de ser histórico. 

Por isso que pra fazer aquele esquenta antes da Wrestlemania, resolvi ranquear todas as Wrestlemanias que aconteceram nessa década de baixo pra cima, ou seja, das piores para as melhores, e já que a WWE está promovendo essa Wrestlemania como "muito grande para apenas uma noite" eu declaro aqui que a Wrestlemania é muito grande para apenas um post, então esse post vou falar das 5 piores e amanhã vou falar das 5 melhores.  

PS: Eu tenho a consciência que uma década começa no ano 1 e termina no ano 0, então tecnicamente ainda estamos na década de 2010 com uma Wrestlemania ainda para ocorrer, mas como eu não posso ranquear uma coisa que ainda não aconteceu e também não seria justo avaliar uma Wrestlemania que em estrutura será menor que as outras, eu vou colocar a Wrestlemania 26 de 2010 nesse ranking, no mais é só isso, fiquem com o post. 

10- Wrestlemania 27 (2011)
  

Pra mim essa é a pior Wrestlemania da década tanto em questão de card, quanto em questão de histórias. No geral apenas uma luta foi de fato no nível de uma Wrestlemania, que foi Undertaker vs Triple H, mas apesar de ter sido um bom combate, era uma luta que já havia acontecido 10 anos antes numa Wrestlemania (só daí já dava pra tirar que não valia a pena MESMO comprar um PPV pra ver isso) e que não foi o suficiente para salvar o show de ser uma desgraça, afinal como que salva um PPV que tem uma luta como Michael Cole vs Jerry Lawler? Mas claro que não terminou por aí, tivemos também uma luta de quartetos entre Big Show, Kane, Kofi Kingston e Santino Marella e The Corre (Wade Barrett, Heath Slater, Justin Gabriel e Ezekiel Jackson) acabar em menos de 2 minutos; Uma luta de trios entre Trish Stratus, John Morrison e Nicole "Snooki" Polizzi (alguém sabe quem é ela?) e Dolph Ziggler, Michelle McCool e Layla acabar em menos de 5; E claro, a luta pelo título mundial de pesos pesados entre Edge e Alberto Del Rio (o vencedor do Royal Rumble) abrindo o show. Eu sei que não é sempre que o vencedor do Royal Rumble é o evento principal do show, mas colocar na primeira luta da noite é sacanagem, e o pior é que eles fariam isso no ano seguinte (mais sobre isso depois).  


Mas nem tudo foi derrota nessa Wrestlemania: Cody Rhodes vs Rey Mysterio e Randy Orton vs CM Punk foram boas lutas, mas que poderiam ter sido bem melhores se fossem melhor aproveitadas, já que a feud entre Rhodes e Mysterio não fazia nenhum sentido, eles estavam brigando por conta de um golpe errado que o Rey deu no Cody que causou um machucado nele que "desfigurou" seu rosto, fazendo ele usar uma máscara transparente, só que a verdade é que não tinha nenhum machucado, então era meio estranho ver o Cody reclamando disso; Já Orton vs Punk tiveram uma feud boa, com o CM Punk custando o título da WWE que Randy venceria no Royal Rumble por vingança por ter sido atacado no Unforgiven de 2008, fazendo Punk largar seu título de campeão peso pesado, mas o problema da feud deles é que o Punk só se ferrou, o Randy destruiu todos os membros do Nexus (facção que Punk era líder) e venceu ele na Wrestlemania quando ele não deveria ter vencido. 


Mas o pior foi o evento principal: John Cena tentava vencer o título da WWE contra The Miz, que tinha feito o cash in da Money in the Bank em Randy Orton para vencer o título. Até aí tudo bem, só que The Rock foi anunciado como apresentador da Wrestlemania 27 e começou a falar mal do John Cena, então a rivalidade que era pra ser de John Cena vs Miz virou John Cena vs Rock, com o campeão da WWE sendo deixado de lado. A luta entre os dois foi bem fraca e acabou sem um vencedor pois os dois ficaram fora do ringue depois da contagem de 10, então chegou The Rock e mandou a luta recomeçar como uma luta sem desclassificação, e logo após isso ele ataca John Cena, fazendo com que Miz pudesse aproveitar e vencer a luta, mas logo após a luta Rock também ataca Miz, finalizando a Wrestlemania. Um final que apenas fez com que The Rock roubasse os holofotes e fizesse que a luta fosse sobre ele quando não tinha nada a ver.  

9- Wrestlemania 32 (2016)
  

 
Eu acho que é um consenso entre todos os fãs que a Wrestlemania 32 foi bem fraquinha, mas não se pode colocar toda culpa disso na WWE, eles perderam lutadores importantes para lesões como John Cena, Seth Rollins, Cesaro, Nikki Bella, Daniel Bryan (esse teve que inclusive encerrar a carreira por um tempo por causa do tamanho de suas lesões), mas claro que a WWE fez o possível para tornar as coisas piores.  


Eu diria que 2/3 do show rolam sem nenhum problema, isso se você não considerar que Dean Ambrose perdeu para Brock Lesnar numa luta bastante anticlimática; Charlotte reteve seu título contra a Becky Lynch e Sasha Banks e o grupo de jobbers League of Nations (Rusev, Alberto Del Rio, King Barrett e Sheamus) ter vencido a New Day (Kofi Kingston, Big E e Xavier Woods) a tag team mais relevante da divisão de duplas, tudo isso para logo após a luta apanharem para Steve Austin, Shawn Michaels e Mick Foley sem nenhum motivo. De pontos positivos cito a luta de escadas pelo título intercontinental que teve como vencedor Zack Ryder (mesmo que ele tenha perdido no outro dia); Chris Jericho vs AJ Styles (desconsiderando o fato que Jericho não deveria ter vencido essa luta) e Shane McMahon vs Undertaker, que foi bem fraquinha, mas acabou valendo a pena pelo momento de Shane pulando de cima da Hell in a Cell e caindo na mesa dos comentaristas.  


E o evento principal da noite deu um toque de tristeza na noite: Roman Reigns que vinha sido desde o início de 2015 sendo odiado pelos fãs que o achavam forçado e sem graça, derrota as adversidades vencendo Triple H pelo título da WWE com o objetivo de concretizar o Roman num papel como o principal mocinho da empresa, mas os fãs o vaiaram como se ele fosse o maior vilão. Uma luta sem muitos momentos interessantes e com um resultado previsível e que tirou dos fãs uma reação previsível.  

8- Wrestlemania 29 (2013)
  

Essa é mais uma história de teimosia da WWE a não escutar o que os fãs queriam o que causou um resultado que todos esperavam que ia acontecer, mas que ninguém queria ver. A Wrestlemania 29 nem é exatamente tão ruim no quesito de combates (claro que tem lutas ruins) mas é marcada negativamente na história por ser uma das causas que colaborou com a saída de CM Punk do mundo da luta livre. 

O ex campeão da WWE nunca escondeu de ninguém que seu principal objetivo na WWE era poder estar envolvido no evento principal de uma Wrestlemania, mas apesar dessa história passar por ele, ele injustamente acabou não tendo seus desejos atendidos. Tudo começou no RAW 1000 quando The Rock interrompeu um segmento entre CM Punk e Daniel Bryan para informar a todos que ele iria desafiar o campeão da WWE (que no momento era Punk) no Royal Rumble; no evento principal do RAW, CM Punk e John Cena lutaram pelo título da WWE, mas Big Show interrompeu o combate e causou uma desclassificação atacando Cena, fazendo com que CM Punk mantivesse seu cinturão, The Rock invade o ringue e ataca Big Show, mas quando ele estava prestes a fechar o ataque CM Punk o ataca virando vilão. 


A partir dali Punk foi retendo seu título até o Royal Rumble batendo gente como John Cena, Big Show e Ryback. Chegando no Royal Rumble, The Rock vence CM Punk pelo título e iria a ter uma revanche da Wrestlemania 28 com John Cena valendo o cinturão, enquanto Punk, que tentou pedir a Vince McMahon para deixá-lo entrar nessa luta, mas ele acabou lutando e perdendo para o Undertaker na melhor luta da noite, virando a vítima final da sequência invicta do dead man na Wrestlemania. 


Enquanto isso, Cena e Rock tiveram uma revanche que ninguém queria ver, especialmente porque todo mundo já sabia desde o meio do ano de 2012 que era isso que iria acontecer e especialmente porque a WWE promoveu a primeira luta deles como "Uma vez na vida" implicando que iriam fazer apenas um combate um contra um entre eles, mas eles na cara de pau mentiram para seus fãs. E sobre o resto do card nem vale a pena falar, já que não teve nenhuma luta particularmente memorável além de CM Punk vs Undertaker. 

7- Wrestlemania 34 (2018)

   


Essa Wrestlemania foi aquela que confundiu mais do que ajudou. Teve lutas boas, mas com resultados completamente equivocados como por exemplo AJ Styles vencendo seu combate contra o vencedor masculino da Royal Rumble Shinsuke Nakamura numa luta que teve um hype gigante mas não foi o esperado e culminou numa das piores feuds do ano; Outra luta decepcionante sem dúvida, mas essa foi mais pelo resultado do que pela luta, a ex lutadora do NXT e primeira vencedora do Royal Rumble feminino Asuka perdeu a luta pelo título feminino do Smackdown para a campeã Charlotte Flair, perdendo sua invencibilidade na WWE que durava mais de 1 ano até ali, sem dúvida uma derrota que a lutadora japonesa nunca se recuperou.


Depois de muitos anos de hype finalmente aconteceu a luta entre John Cena e Undertaker na Wrestlemania, mas infelizmente não foi NADA com o que todos esperavam, com uma feud um tanto quanto estranha, chegamos na Wrestlemania sem ter a certeza se de fato teria essa luta já que o Undertaker estava ignorando os desafios de John Cena, mas na Wrestlemania a luta acabou acontecendo e durou menos de 10 minutos com uma vitória decisiva de Undertaker. Todos sabemos que essa luta foi desse jeito porque o Undertaker não tem condições de lutar em alto nível mais, mas com certeza dava pra ter construído melhor essa luta. Uma luta que teve hype mas acabou sendo completamente irrelevante foi a luta pelos títulos de dupla do RAW, em que Braun Strowman teria que encontrar um parceiro para enfrentar os campeões Sheamus e Cesaro, e muita gente foi especulada como Lars Sullivan ou algum outro debut, mas não foi nenhuma delas, e sim uma criança de 10 anos chamada Nicholas, que é o filho de um dos árbitros e eles venceram e se tornaram campeões de duplas, mas obviamente tiveram que deixar os títulos vagos no RAW seguinte já que um dos campeões era uma CRIANÇA, então tudo isso só serviu para desvalorizar ainda mais a divisão de duplas.  


E no evento principal tivemos Roman Reigns contra o campeão universal Brock Lesnar lutando novamente numa Wrestlemania, mas só que dessa vez não tinha Seth Rollins para fazer cash in e a WWE não teria escolha, teria que deixar o Roman vencer mesmo que a torcida o odiasse já que eles não vão deixar o Lesnar continuar como campeão sem lutar, né? Errado, eles fizeram exatamente isso, Brock Lesnar venceu quando ninguém queria que ele vencesse e continuou por mais meses como campeão sem lutar. De pontos positivos nessa Wrestlemania tivemos a luta tripla pelo título intercontinental entre The Miz, Seth Rollins e Finn Balor e a estreia nos ringues de Ronda Rousey, enfrentando junto com Kurt Angle o Triple H e a Stephanie McMahon numa luta muito divertida. 

6- Wrestlemania 33 (2017)
  

Essa Wrestlemania nem é tão ruim assim, mas como tiveram coisas melhores eu tive que colocar essa edição por aqui mesmo. O evento teve seus grandes momentos como AJ Styles vs Shane McMahon, Seth Rollins vs Triple H e claro o retorno dos Hardy Boys (Matt e Jeff Hardy) a WWE desde 2009 que os dois lutaram juntos pela última vez, mas de resto as coisas foram um pouco confusas. 


John Cena e Nikki Bella venceram The Miz e Maryse num combate que não serviu da nada além da proposta de casamento de John Cena depois da luta, o que nem ocasionou em felicidades para sempre já que o casal separou um pouco tempo depois; Goldberg e Brock Lesnar fecharam sua trilogia de encontros na Wrestlemania com uma vitória de Brock para conquistar o título universal que ele passaria 1 ano e meio com ele defendendo poucas vezes em PPV impedindo o RAW de andar, de fazer novas estrelas, e apesar do combate ter sido bom para o padrão dos lutadores envolvidos, nada compensou pelo tempo que Brock Lesnar segurou o título de refém em casa e os danos causados pela derrota de Kevin Owens para Goldberg perdendo seu título e tirando um pouco da importância da rivalidade dele com Chris Jericho, que agora teve que ser pelo título americano; Outra coisa deveras revoltante foi a luta entre Bray Wyatt e Randy Orton pelo título da WWE, numa luta confusa, curta e ruim em todos os aspectos, tirando de Bray Wyatt um momento que era pra ser especial.


O evento principal da noite foi entre Roman Reigns e Undertaker, em que o dead man teria sua segunda derrota na história da Wrestlemania, dando a impressão depois da luta que se aposentaria, mas infelizmente não aconteceu. Sobre a luta, ela foi ok, mas meio monótona as vezes, e claro que os fãs não perdoaram o Roman Reigns e o vaiaram loucamente depois, mesmo o objetivo fosse com que ele fosse adorado.

Voltarei amanhã com a segunda parte desse post. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário