cookieOptions = {msg}

Páginas

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

LISTAS BRUTAIS: 10 programas de TV inovadores que não deram certo

Imagem relacionada 
Quando se fala de TV aberta, uma das principais reclamações que as pessoas fazem é a falta de inovação das emissoras, não importa o canal que você assista, você sempre vai ver os mesmos programas, com rostos diferentes.
Mas de vez em quando, as emissoras saem da trinca Novela/Auditório/Programa Policial e fazem uma coisa nova, uma aposta, um formato que nunca tinha sido visto na TV, alguns acabam dando certo, mas outros falham miseravelmente, e é por isso que eu estou aqui, em mais uma edição do listas brutais para mostrar 10 programas inovadores que fracassaram.   
10° Posição: Sociedade Anônima (Globo)
Cazé Peçanha veio da MTV pra Globo em 2000, quando ficou na geladeira pelo resto daquele ano para desenvolver seu programa, que seria algo tão inovador, tão bombástico, tão louco, e em 01 de Abril de 2001, nascia o Sociedade Anônima. 
A ideia do programa era colocar na TV as pessoas de casa que não eram conhecidas e entrevistá-las via internet, lembrando que estamos falando de uma época que a internet era tão lenta quanto o trânsito de São Paulo, só que umas 20 vezes pior.  
Mesmo com uma ideia inovadora pra época, o programa não agradou, perdia direto na audiência para o SBT e pouco mais de um mês depois de estrear, o programa foi retirado do ar, parece que a sociedade do Cazé era tão anônima que ninguém conhecia o programa (baduntsss).      

9° Posição: Minha Vida É Uma Novela (SBT)   
   
Posso dizer sem medo de errar que entre 2006/2012 que o SBT viveu sua pior fase, os entalados e as reprises não surtiam mais efeito, e com a Record colada no cangote da emissora do Silvio Santos na audiência, o SBT passou pelo pior período em relação a programas, então o chefinho fez algumas experimentos loucos na grade de programação, e de um desses experimentos surgiu o Minha Vida É Uma Novela, no ano de 2006.   
O programa era uma versão do Você Decide, só que ao invés do público definir como a história ia acabar, era o público que fazia a história, ou mais ou menos assim, a verdade é que o SBT pediu aos telespectadores para enviar histórias reais de suas vidas para serem encenadas pelos atores e atrizes da emissora.   
Uma ideia intrigante, mas como nada dava certo naquela época e o Silvão tem menos paciência do que tem de vergonha, o programa acabou saindo do ar no dia.... não sei, na verdade nem consegui achar a data de estreia do programa de tão aleatório que era essa ideia.      
8° Posição: Fora do Ar (SBT)  
Uma das coisas que sempre ouvi sobre TV é que você não pode citar marcas (tirando na hora do merchan) você não pode criticar pessoas públicas e você não pode falar sobre política, mas tudo isso seria quebrado com esse programa, pelo menos era o que foi prometido com o Fora do Ar, do SBT, que estreou em 2005.  
O programa vinha com a ideia de quatro pessoas falarem sobre diversos assuntos abertamente, assuntos como política, religião, filosofia, sociologia e etc, e quem foram esses gênios, esses homens e mulheres brilhantes que eles chamaram pra fazer o programa? Hebe Camargo, Adriane Galisteu, Cacá Rosset (só lembrei dele por causa da treta com o Clodovil) e Jorge Kajuru, já deu pra sentir por que o programa não deu certo, né? Mas só pra dizer que eu falei, o programa deu baixa audiência e saiu do ar alguns meses depois.         
7° Posição: TV Zona (Globo)   
Antes mesmo do Cazé fracassar com o seu Sociedade Anônima, outro VJ da MTV foi pra Globo pagar um micão com um programa fracassado, e esse foi o Thunderbird, em julho de 1994 com o TV Zona.  
A proposta do programa era reunir apresentações de músicos de variados estilos, que vinham desde o sertanejo, até o heavy metal. Vocês podem até dizer que a proposta não é inovadora, mas poxa, se você parar pra pensar que hoje em dia o único programa musical da TV que não é um reality show é o Esquenta, vocês conseguem entender por que um programa que conseguia ser eclético entrava na lista. 
Mas mesmo assim isso não foi o suficiente pra manter o programa vivo, o programa fracassou e em menos de um mês foi retirado do ar.     
6° Posição: E-Games (RedeTV!)   
Tentando entrar no sucesso dos games, mais precisamente do E-Sports, em 2015 a RedeTV! estreia o programa E-Games, que era um programa apresentado pela Cláudia Carla, e de vez em quando o programa tinha participação de youtubers também.  
A ideia do programa era a seguinte, explicar para as pessoas em casa o que era o E-Sports (plataforma de disputa de jogadores de games como Dota e League of Legends, por exemplo) mostrar partidas de E-Sports ao vivo e também mostrar as novidades do cenário gamer atual, com várias notícias, clipes e etc.   
O programa parecia promissor, mas quase morreu no primeiro mês, quando a apresentadora Cláudia Carla bateu de frente com a produção do programa e acabou saindo da emissora, levando vários patrocinadores com ela, e como o programa já vinha mal das pernas, raramente chegando a 1 ponto de audiência, o programa foi cancelado em setembro do mesmo ano.    

5° Posição: O Formigueiro (Band)    
Resultado de imagem para o formigueiro

Em 2010 o CQC era ''o programa'' da Band, era uma das maiores audiências da casa e um dos programas que mais se dava bem com os patrocinadores, então não foi nenhuma surpresa quando, em maio de 2010, Rafinha Bastos ganhou seu próprio programa, A Liga era o que o Profissão Repórter era pra Globo, só que ao invés de uma pessoa ganhar os créditos, umas sete pessoas dividiam os holofotes, o resultado desse investimento foi um sucesso, o programa marca médias superiores a 4 pontos (o que na Band é muita coisa) e nas melhores épocas, o programa chegava a 7, 8 pontos, foi com esse pensamento que a emissora decidiu dar um programa, em julho, a outro membro da bancada do CQC, Marco Luque. 

O Formigueiro era basicamente um talk show misturado com programa de experiências, onde os convidados uma hora seriam entrevistados, outra hora iam fazer coisas como quebrar pratos e usar gás hélio.   

A direção da Band colocou muita expectativa nesse programa, o que foi um dos fatores responsáveis por mandar o programa pro limbo. As coisas já começaram a desandar na hora de escolher a meta de audiência do programa, que era de 5 pontos, o que era bem alto, mas era até compreensível, já que eles tinham gastado um bom dinheiro ali, depois colocaram um Marco Luque inexperiente nos domingos, as 19h, disputando com Faustão, Silvio e Gugu, o que só podia dar errado.   

Depois que o programa não  chegou nem perto da audiência que eles queriam, colocaram o programa no sábado, as 15h, pra tentar elevar os índices do dia, mas como o programa não passava de 3 pontos, não demorou muito para ser cancelado, em dezembro de 2010.  

4° Posição: Conversa de Gente Grande (Band)  
Resultado de imagem para conversa de gente grande

E aqui vai novamente um programa de um membro do CQC que tentou se aproveitar no sucesso do primeiro programa e falhou miseravelmente, esse era o Conversa de Gente Grande (ou CGG) que estreou na Band em julho de 2012, com a apresentação de Marcelo Tas.   

O programa era um talk show, só que ao invés de entrevistarem pessoas conhecidas da mídia, o programa focava em conversar com crianças e ver o seu ponto de vista sobre as coisas. 

A ideia era interessante, e todos sabemos do histórico bem sucedido de Tas com programas infantis, só que assim como o programa de Marco Luque, o programa foi colocado em um horário totalmente equivocado e foi esmagado pela concorrência, sendo colocado em um domingo, o programa não conseguia passar de dois pontos e morreu em pouco mais de um mês depois.     
  
Posição: Tomara que Caia  


Em mais uma tentativa frustrada de arrumar um programa pras noites de domingo, em julho de 2015, a Globo trouxe pra programação o Tomara que Caia, que era uma mistura de Você Decide com o É Tudo Improviso, da Band.   

Dois times de atores se enfrentavam buscando quem fazia a interpretação mais engraçada de uma situação qualquer, o que exigia uma boa experiência de improvisação, e então o público votava em quem tinha sido mais engraçado, o programa era cheio de atores de novelas e humoristas como Eri Johnson, Fabiana Karla, Marcelo Serrado e os Baribixas.  

O programa conseguia (aos trancos e barrancos) liderar a audiência, mas era um programa muito chocho e sem graça, o que fez com que virasse piada no twitter. Então depois de vários meses revezando a liderança com o SBT e sendo zuado por todos, o programa saiu do ar em novembro.  

2° Posição: Saturday Night Live (RedeTV!)  


Em 2012, Rafinha Bastos vivia o pior momento de sua carreira, ele havia acabado de ser demitido da Band e era o cara mais odiado da face da terra por causa daquela piada com a Wanessa Camargo, o que tinha ocasionado a sua demissão da outra emissora, então em março, Rafinha Bastos assinava com a RedeTV!, que havia acabado de perder a sua galinha dos ovos de ouro, o Pânico, para a Band, ele havia sido chamado para produzir e participar da versão brasileira do Saturday Night Live.  

Pra quem não sabe, o SNL é o programa de humor mais popular dos Estados Unidos, e o que mais durou até hoje, o programa era conhecido por suas esquetes satíricas e criativas à atrações da TV estadunidense, então a emissora tinha muita expectativa no programa do Rafinha, mas as coisas já começaram a dar errado antes mesmo do programa começar.  

Numa tentativa de competir com o Pânico, a RedeTV! teve a brilhante ideia de colocar o SNL no domingo, no antigo horário que o programa do Emílio Surita tinha na emissora, isso mesmo, agora pense na cena: Um programa com o nome Saturday Night Live... num domingo, SATURDAY (sábado) NUM DOMINGO, acho que nem preciso falar pra você por que o programa deu errado, mas se você não acredita em mim, eu podia perder horas e horas falando sobre a baixa audiência da RedeTV!, a rejeição ao Rafinha Bastos, o que fazia que a rejeição dos artistas aumentasse com o programa, assim impedindo que tivesse algumas atrações de nome no programa, sem falar nas esquetes sem graça e atuações forçadas que o programa oferecia, mas como eu disse, seria uma perda de tempo falar disso.      

1° Posição: Sabe ou Não Sabe (Band)  


Depois de um bom tempo na geladeira do SBT, no final de 2013, André Vasco assina com a Band para apresentar o programa Sabe ou Não Sabe, que estreou em janeiro de 2014. 

Esse programa ficou em primeiro por ser o melhor programa dessa lista e o que durou mais tempo, e o programa era inovador, mesmo muita gente dizendo que era uma cópia ao quadro que a Patrícia Abravanel apresentou no programa do pai dela, o ''Patrícia tá na rua'', mas deixando as polêmicas de lado, vamos explicar como o programa funcionava, já que é um pouco difícil de entender.   

O apresentador sairia nas ruas procurando uma pessoa que aceitasse participar do seu programa de perguntas e respostas, mas não era um quiz comum, o programa tinha 6 perguntas, 5 delas valendo R$ 500,00, mas não era a pessoa que respondia, tinha que ser outra pessoa que o participante escolhesse na rua, e como o nome do programa já dizia, existia a pergunta sabe, ou a pergunta não sabe, e dependendo qual tipo de pergunta era, a pessoa selecionada pelo participante tinha que acertar ou errar, se por acaso a pessoa selecionada não fizesse o que era selecionado na pergunta, o jogador tinha direito a uma ligação de emergência, com a mesma estipulação de acertar ou errar valendo, se por acaso o apresentador chegasse a sexta pergunta, ele tinha a opção de sair do jogo com  R$ 1500,00 ou seguir para a última pergunta, valendo $3000,00, sendo que nessa última opção você poderia escolher se a pergunta seria sabe, ou não sabe, e se por acaso a pessoa acertar quando não era pra acertar, ou vice versa, o participante perdia tudo.   

O programa conseguia atrair a atenção das pessoas, e pelo menos no início, o programa ia bem, sendo exibido as 15h, o programa marcava 3 pontos de audiência (um índice satisfatório para a emissora) marcando mais do que o CQC na época, mas nem tudo era flores no programa.  

Como o programa era muito repetitivo, se desgastou rápido, só pra vocês terem uma ideia, o programa tinha 50 minutos de duração, o que era bastante pra um programa que era tão dinâmico e tão simples. Além disso, a Band sugou tudo o que podia do programa, colocando em vários horários, algumas vezes o programa foi usado pra tapar buraco no sábado, durando mais de 2h.    

Mesmo conseguindo manter uma boa audiência, o programa foi cancelado no fim de 2014 por conta da crise que a Band vinha passando, mesmo com um fim decretado, o programa ainda passou por janeiro de 2015, sendo cancelado depois de um ano no ar.   

SE VOCÊ CURTIU A LISTA, DEIXE UMA SUGESTÃO DE TEMA NOS COMENTÁRIOS, E ATÉ A PRÓXIMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário