cookieOptions = {msg}

Páginas

segunda-feira, 8 de julho de 2019

O jogo da vez: WWE Smackdown! VS RAW 2011 (PS2)


Senhoras e senhores, hoje o post é bem especial para mim. A pauta de hoje é sobre uma coisa que eu adoro: WWE, e se tem uma coisa que um fã de WWE gosta muito é dos jogos da WWE, que vem desde as máquinas de fliperama até os consoles atuais, sem duvidas uma coletânea recheada de jogos maravilhosos e marcantes seja o console que você joga. E hoje eu vou falar sobre o meu jogo preferido de WWE, o primeiro jogo de luta livre que eu realmente joguei e que me fez virar fã desse mundo das lutas, o WWE Smackdown! VS RAW 2011 (ou SvR 2011), mas eu vou falar da versão de PS2 porque foi a que eu joguei.   

Esse jogo foi lançado no final de 2010, numa época em que a geração do PS2 já estava enterrada a sete palmos de baixo da terra, já que o PS3 e Xbox 360 chamaram toda a atenção pra si, mas nem por isso pessoas como eu, que não tem dinheiro para comprar um brinquedinho mais caro para seguir no ritmo da tecnologia, ficaram só chupando dedo, já que pelo menos as produtoras que tinham franquias anuais, como PES e FIFA, ainda faziam versões para o PS2, e a THQ (detentora dos direitos dos jogos de WWE na época) não fazia diferente, todo ano eles lançavam o port dos jogos de WWE para o PS2 (quer dizer, todo ano até 2010, já que o SvR 2011 foi o último da franquia a ter uma versão para o Play 2, isso se a gente esquecer do WWE All Stars, lançado em 2011) mas como desde 2006 o foco era nas versões de PS3 e Xbox 360, os jogos de WWE para PS2 costumavam ser bem limitados, o que torna um tanto quanto esquisito eu fazer review de uma versão num vídeo game ultrapassado, mas como eu sou bem pentelho, vou fazer mesmo assim (afinal o que a THQ vai fazer contra mim? Eles tão falidos, eu não) então vamos em frente.  

- Grandes omissões do jogo 


O SvR 2011 foi o jogo em que mais se dava para perceber a diferença entre os consoles da 6° para a 7° geração, já que enquanto nas versões de PS3/Xbox 360, o jogo tinha gráficos superiores e uma física nova super realista em que mesas eram quebradas de uma forma mais simples, o PS2 acabou retendo a física antiga em que se você tentasse jogar o oponente numa mesa, a mesa era afastada para longe e não quebrava, tornando tudo meio esquisito. Além disso, quem resolveu ficar com vídeo games antigos acabou sendo privado do modo Superstar Threads, que nos deixava mudar a cor da roupa dos lutadores, podendo criar belas combinações de cor e criar roupas alternativas. Esse modo na verdade já havia sido privado antes, já que o Smackdown VS RAW 2010 também tinha esse modo, só que para os consoles modernos. Podemos argumentar que esse modo não foi incluído porque o PS2 não tinha capacidade para isso, mas eu já vi esse recurso em outros jogos de luta do PS2, então qual é o motivo de não colocar no PS2? Pra mim, a única razão plausível é o descaso, já que outros detalhes pequenos também ficaram exclusivos para a geração nova, como por exemplo, o jogo no PS2 não anuncia um lutador com um cinturão como campeão sendo que em jogos antigos o jogo anunciava o campeão. A única maneira de um lutador ser anunciado como campeão é se ele for um lutador criado pelo player.   
 
Mas a maior omissão foi no departamento de personagens que podiam ser utilizados no jogo. O SvR 2011 foi o segundo game a ter DLC, mas foi o primeiro a fazer um hábito nojento que até hoje permeia os games de WWE: Colocar lutadores importantes no DLC do jogo. De lutadores novos no jogo, os pacotes de DLC deram: Lex Luger, British Bulldog, Chris Masters, Layla e o Nexus (representado por Wade Barrett, Justin Gabriel e David Otunga) o que limitou esses lutadores aos jogadores de PS3 e Xbox 360.     
 
Eu entendo que a inclusão do Nexus no DLC foi simplesmente para dar um boost nas vendas do pacote, semelhante a decisão de incluírem a Ronda Rousey e o Rey Mysterio no WWE 2K19, mas não torna menos injusto, primeiro porque o Nexus foi uma parte muito importante da WWE em 2010, importante de mais para serem ignorados e privados nos games de todos; e segundo porque eles estrearam em Junho, o que ainda daria para serem incluídos no elenco principal do jogo, mas infelizmente eles preferiram incluir lutadores inúteis como Vance Archer e Mike Knox dentro do jogo ao invés de colocar o Nexus como membros do jogo ao invés de DLC. Eu sou da teoria que DLC de jogo tinha que ser conteúdo adicional, não conteúdo que já deveria estar no jogo. Eles poderiam ter incluído pelo menos os nomes dos lutadores, a música e a roupa do Nexus nas versões de consoles datados para que os players pudessem criá-los com facilidade.     

Outras omissões marcantes foram as de Daniel Bryan e Alberto Del Rio, que estrearam na WWE ao longo do ano de 2010 (Daniel estreou junto ao Nexus, mas como foi demitido por enforcar o Justin Roberts com a gravata, acabou perdendo seu espaço no jogo) o que já tornou o jogo atrasado e desatualizado por tabela, outro problema que assola os jogos de WWE.   

- Novos modos  
 
 

Apesar de algumas ausências, a versão de PS2 ainda possui o principal e o necessário para divertir, com os dois modos principais do jogo: WWE Universe e Road to Wrestlemania. 

O WWE Universe é um modo em que você vive uma temporada inteira da WWE, começando no RAW pós Wrestlemania 26 e seguindo até a próxima Wrestlemania, contabilizando um ano no calendário, mas apesar disso, o modo não acaba, é infinito, e o objetivo dele é te dar o poder de comandar a WWE e definir basicamente tudo: Os lutadores que lutam pelo título, o show que os lutadores vão atuar, pode se criar times, pode se separar times e etc. Um modo que lembra um pouco o saudoso GM Mode, mas um pouco diferente, já que você não comanda um show, você comanda todos os shows, num conceito bem diferente e revolucionário para a época. Infelizmente nem tudo é perfeito e esse modo também tem suas falhas, muitas delas que foram corrigidas ao longo do tempo, como por exemplo a falta de customização, já que você não pode montar de fato o seu calendário, tem que jogar com o que o game te dá; outro problema é os ataques randômicos que acontecem ao longo da jogatina, já que o game produz cutscenes que podem gerar histórias, mas o problema é que a maioria delas acontece de uma forma aleatória, especialmente quando você está planejando uma história, aí o game vai lá e muda a direção do nada, coisa que diminuiu bastante ao longo de outros lançamentos.  

 

O Road to Wrestlemania não é exatamente novo, mas ganhou uma nova roupagem que dá uma experiência nova ao player, já que agora você pode andar com o seu personagem em 3° pessoa, ao estilo GTA, além disso, você pode jogar 5 histórias diferentes, sendo elas: 

- Vs Undertaker: Quem conhece um pouco de WWE já ouviu falar na criatura mítica que é o Undertaker, um lutador "zumbi" com poderes sobre humanos que é muito poderoso, e sua marca principal é a sua sequência de vitórias na Wrestlemania (maior evento da WWE) numa marca que na época era de 18V-0D, e a sua missão é quebrar essa sequência, assumindo o controle de Dolph Ziggler, John Morrison, R Truth, Kofi Kingston ou um lutador criado, você embarcará numa aventura sobrenatural e surrealista tentando se provar para as pessoas que você tem a capacidade de derrotar Undertaker na Wrestlemania.  

- Chris Jericho: Jogar sujo também faz parte da vida. Você encarna na pele de Chris Jericho, um veterano bem arrogante cujo objetivo é se tornar campeão da WWE, mas ele não consegue vencer o campeão, Triple H. Você irá embarcar numa jornada cheia de emoção e pancadaria, usando de todos os artifícios possíveis (legais e ilegais) para chegar a seu objetivo: O título máximo da WWE.  

- John Cena: THE CHAMP IS HERE! O rei da garotada, John Cena conseguiu uma chance para enfrentar o campeão da WWE, Randy Orton, mas um monte de adversidades afastam Cena do seu objetivo, mais precisamente a proteção especial que Randy Orton tem com a Legacy (Ted DiBiase Jr e Cody Rhodes) e Vladimir Koslov e Ezekiel Jackson. No meio termo, um determinado MVP vence o Royal Rumble em busca do seu lugar ao sol, os dois se unem para tentar acabar com o reinado de terror de Randy, mas as coisas complicam. Entre numa jornada sobre amizade e adversidades para vencer o título da WWE. 

- Rey Mysterio: Após um acidente de carro, Rey Mysterio perde a memória e fica meio confuso, duas pessoas aparecem para ajudá-lo na recuperação: Jack Swagger e Evan Bourne,  mas quem está mesmo do lado dele e quem está tentando usá-lo? Isso é o que você precisa descobrir. Numa jornada com múltiplos caminhos, você entrará numa verdadeira novela para conseguir vencer o título Mundial dos Pesos Pesados.   

- Christian: Uma hora você tem tudo, outra hora você não tem nada. Christian era o rei da ECW, mas por uma jogada do destino, acabou indo parar no Smackdown!, onde ele encontrou um velho amigo em Edge, o que faz eles resgatarem uma parceria do passado. Entre numa jornada divertida, cheia de nostalgia e quebra da quarta parede, num caminho que pode te levar aos títulos mundiais na Wrestlemania.  

-Modos de criação 

 
 

Qual é a graça de jogar WWE e não criar seu lutador? Pois é. Apesar da falta do Superstar Threads, a versão de PS2 não desaponta no quesito criação, dando liberdade para o player fazer o que quiser, podendo criar seu lutador, a entrada dele (que pode ser super complexa ou bem simples), determinar os golpes, e até criar um Finisher, que pode ser um golpe devastador ou apenas uma bobeira engraçada.  

Outro recurso muito aclamado é o Create a Storyline, que voltou do jogo passado, no qual você cria suas histórias personalizadas, o que pode ser um belo artifício para quem joga o Universe para tirar todas as promos da imaginação e dar um toque a mais nas suas rivalidades.   

O Veredito:  

 
 

Apesar da versão de PS2 ter suas limitações, o jogo continua sensacional de ser jogado, independente da plataforma. WWE Smackdown! VS RAW 2011 sem dúvida fez história nos jogos da WWE, e por uma boa razão, é um jogo lotado de diversão para todo o tipo de player, até mesmo quem não conhece muito bem WWE pode pegar esse jogo e ter uma ótima experiência de gameplay. 

Nota: 9,6/10
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário